No Brasil, o processo de salinização tem afetado diretamente as áreas da região nordeste do país, as quais estão inseridas no clima semiárido que apresenta baixa pluviosidade facilitando o acúmulo de sais. Além disso, áreas litorâneas que sofrem com a ação das marés têm potencializado ainda mais esse processo.
O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. ... O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície.
Existem três causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos.
Em regiões de climas árido ou semiárido, essa ocorrência é muito comum, pois além da taxa de evaporação ser muito elevada, há pouca quantidade de chuvas que teriam a função de “lavar” os solos e diminuir a concentração de sais. Não por acaso, as taxas de desertificação são acentuadas em regiões com esse tipo climático.
No Brasil, a Resolução Conama nº 357 (Conama, 2005) adota a seguinte classificação: yy água doce: apresenta salinidade igual ou inferior a 0,05% ou ≈ 500 mg/L; yy água salobra: apresenta salinidade superior a 0,05% e inferior a 3,0% ou entre 500 mg/L e 30.000 mg/L; yy água salina: apresenta salinidade igual ou superior ...
27 curiosidades que você vai gostar
Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. ... Por fim, temos a água doce, que possui salinidade inferior ou igual a 0,5%.
A salinização do solo é um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas.
O excesso de sais de sódio, além de trazer prejuízos às propriedades físicas e químicas do solo, provoca a redução generalizada do crescimento das plantas cultivadas provocando sérios prejuízos à atividade agrícola (CAVALCANTE et al., 2010).
Os fenómenos de salinização do solo referem-se a diferentes tipos de desequilíbrios de sais, como sejam o excesso de sais solúveis (salinidade) ou a percentagem de Na (sódio) de troca no complexo de troca do solo (sodicidade) (Daliakopoulos et al., 2016).
Como ocorre o processo de pirólise?
Como registrar ata de reunião online?
Como envernizar móveis antigos de madeira?
Como se dá o processo de respiração das plantas?
Como lixar uma caixa de madeira?
Como protocolar acordo coletivo no Ministério do Trabalho?
Como fazer aumento de capital Junta Comercial?
Como acontece o processo de reprodução das minhocas?
Como cuidar da bromélia imperial?
Como gerar Darf de multa por Entrega em Atraso DCTF?
Como cuidar a planta peperômia?
Como cuidar de uma dama-da-noite?
Onde se registra alienação fiduciária?
Como atualizar salário na carteira de trabalho digital?
Como fazer boletim de ocorrência na Polícia Federal?