O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.
No fígado, o parasita se alimenta de sangue até alcançar a fase adulta, quando então migra para o intestino, se reproduz novamente e coloca ovos. O ciclo recomeça quando os parasitas são eliminados nas fezes. O período de incubação é de duas a seis semanas após a contaminação.
É no interior desse molusco que o miracídio se desenvolve até a fase de cercária, que é capaz de penetrar na pele de seres humanos e neles se alojar, causando a esquistossomose.
Doença parasitária causada, no Brasil, pelo Schistosoma mansoni. Os vermes adultos alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro e vivem em pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente. O Schistosoma mansoni é uma espécie de helminto, da família Schistosomatidae.
1. Os seres humanos ingerem carne de porco crua ou malcozida contendo cisticercos (larvas). 2. Após a ingestão, cistos evertem, ligam-se ao intestino delgado pelo seu escólex e tornam-se tênias adultas em cerca de 2 meses.
Como é feito o contrato social?
O que perguntar para um profissional?
Como faço para começar a campanha do agasalho na minha empresa?
O que falar em uma devolutiva?
Como se faz uma cruzadinha no caderno?
Como funciona o ICMS Ecológico?
Qual a diferença entre sagrar e consagrar?
Como é que se faz uma espada no Minecraft?
Como descobrir Crush secreto Facebook?