No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares.
Não é possível ter-se uma combustão completa em sistema aberto, pois a disponibilidade de gás oxigênio é sempre elevada. Em alguns túneis de grandes metrópoles existem placas orientando que se desligue o motor e se feche os vidros dos automóveis em caso de congestionamento.
O valor encontrado é suficientemente alto para manter os átomos de oxigênio presos à poeira interestelar. Isso dificulta a liberação de seus átomos no espaço. Para que isso ocorresse, seria necessária a intervenção de alguma matéria que pudesse aquecer ou provocar uma onda de choque nessas poeiras.
Simples: ele não pega fogo. O calor da estrela tem outra origem, diferente da combustão que conhecemos. ... Todas as estrelas funcionam da mesma forma: são bolas de gás esmagadas sob a própria gravidade. Sob pressão, os átomos de hidrogênio no centro da bola começam a se fundir em átomos mais pesados, de hélio.
O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.
25 curiosidades que você vai gostar
O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. “A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo”, diz o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.
"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. "Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio.
É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão. Inicialmente, o fogo começa pequeno, mas o seu combate exige uma ação rápida e eficiente.
Em vez de explodir como uma supernova, o Sol virará uma "bola de cristal" daqui a mais de 10 bilhões de anos. Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.
O ambiente espacial é único devido ao vácuo, radiação de alta energia proveniente do Sol e de outras fontes cósmicas, e da aparente ausência de efeitos gravitacionais.
O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no universo. Os cientistas acreditam que sua forma molecular seja comum no espaço – da atmosfera terrestre, ela representa cerca de 20%.
A presença de oxigênio molecular (O2) pode ser detectável por telescópios terrestres, e pode ser produzido por processos geofísicos, bem como um subproduto da fotossíntese por formas de vida, por isso, embora encorajador, O2 não é uma bioassinatura confiável.
Combustão humana espontânea (CHE) (em inglês: Spontaneous human combustion, SHC) é um termo que engloba relatos de combustão de um corpo humano vivo (ou recém-morto) sem uma fonte externa aparente de ignição.
A resposta não é porque o oxigênio é inflamável, mas porque ele é um acelerador. Isso significa que, para que uma substância possa queimar, é necessário oxigênio (ou de algum outro agente oxidante forte), mas o O2 por si só não produz as chamas.
No espaço, onde nós temos pouca ou nenhuma gravidade, não há coisa alguma que faça o fogo ir para cima, além de ter menos combustível. ... O resultado é que os gases de combustão também têm de se difundir para fora para a obtenção de mais oxigênio, de modo que o fogo se torne maior.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
O oxigênio aumenta a temperatura da chama, o que aumenta bastante a radiação, o modo já dominante de transferência de calor. Sendo assim, por meio do enriquecimento com oxigênio, mais calor é absorvido pelo produto, menos calor é perdido no gás de combustão existente e o processo de combustão se torna mais eficiente.
A Energia do Sol provém das reações de fusão nuclear entre átomos de hidrogênio e Hélio. Essas reações ocorrem no núcleo da estrela e a energia gerada é propagada por convecção até a superfície solar.
O Sol, maior corpo astro do sistema solar, representando cerca de 98% de toda a massa do sistema, é a estrela que nos fornece a luz e o calor necessários para a manutenção da vida na Terra.
O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.
Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.
O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.
O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.
A praia exerce o maior efeito de reflexão dos raios UV por ter areia ou água em toda a sua extensão, mas outros locais também podem oferecer o mesmo resultado.
Como salvar documentos do WhatsApp no iPhone?
Como falar para o chefe que vai faltar?
Como inventar uma brincadeira nova?
O que acontece na quebra de um átomo?
Como se realizam as tarefas de um formigueiro?
Quais os sintomas de fadiga muscular?
Em quais casos é indicado um exame de medicina nuclear?
Como citar um artigo do Código Civil?
O que o exame de ultrassom mostra?
Como montar a fórmula estrutural de um composto?
Quanto é as férias de um salário?
Como Monitorar um celular grátis?
O que é preciso para fazer arte digital?
Quanto tempo pode durar uma dor lombar?
Como colocar eletrodos Compex?