Galleria degli Uffizi
O Nascimento de Vênus/Localização
No quadro, Vênus emerge das águas sobre uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.
Vênus O Nascimento de Vênus/Assunto
Botticelli retratava dois temas em suas obras: a Antiguidade grega e o Cristianismo. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão da graça divina. Uma característica comum em suas obras é a leveza dos corpos esguios e desprovidos de força, que parecem flutuar, expressando suavidade.
A riqueza de detalhes, o uso das cores claras, a harmonia das formas, a delicadeza dos movimentos, a serenidade nos olhares e a alusão ao mito de Vênus são as principais características na obra de Botticelli.
A concha presente na obra-prima de Botticelli simboliza a fertilidade e o prazer. O formato da concha remete ao sexo feminino. Ela costuma ser considerada também o símbolo do batismo.
Inspiração. Certamente uma das inspirações do pintor italiano foi a estátua grega Vênus Capitolina, uma escultura da Antiguidade que aparece na mesma posição que a Vênus de Botticelli. Vênus Capitolina teria servido de inspiração para a composição da musa de Botticelli.
A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher aparentemente adulta, conforme descrito na mitologia romana. É provável que a obra tenha sido feita em 1485, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello.
O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. ... A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher aparentemente adulta, conforme descrito na mitologia romana.
No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.
O quadro O Nascimento de Vênus é marcado por uma noção de movimento que pode ser observada a partir de uma série de elementos. Repare, por exemplo, nos cabelos da musa, nas pregas dos vestidos, no manto florido e nas rosas que caem a partir do sopro.
Pintura - O Nascimento de Vênus (1482) A pintura em análise é intitulada O nascimento de Vênus, realizada por Botticelli em 1482, século XV, época do Renascimento. Com as dimensões de 172,,5 cm encontra-se atualmente na Galeria Uffizi em Florença, Itália.
Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte . Vénus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos, sobretudo na cidade de Pafos, onde o templo era admirável.
A representação de Vênus é de uma mulher jovem, bonita e nua. Como ideal de beleza, seu corpo é escultural com medidas equilibradas e por isso, é também associada ao erotismo. Em algumas imagens, ela aparece num carro guiado por cisnes.
O que é um artigo de opinião exemplo?
Como o lixo afeta a saúde pública?
O que está escrito no salmo 91?
Qual o melhor antidepressivo para tristeza e depressão?
O que é personalidade psicopata?
Como identificar câncer de tireoide?
Quem faz quimioterapia pode continuar trabalhando?
Quais gases são Soluveis em água?
Qual a importância de conhecer a Bíblia?
Como se chama pessoa sem caráter?
Quais as profissões ideais para uma pessoa com mais de 40 anos?
Quais as principais diferenças entre a escravidão antiga e a moderna?