Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).
Nosso planeta está envolvido por uma camada imensa de gases, a atmosfera. Ela está ao redor da Terra e é mantida através da atração da gravidade. Possui cerca de 1000 km de espessura.
Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz. Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração).
Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.
A maneira comercial mais comum consiste em extrair o oxigênio do ar. “A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. Para separar cada componente desta mistura homogênea, o mais conveniente é fazer uma destilação fracionada.
21 curiosidades que você vai gostar
Em termos de alto volume e pureza e para transporte pressurizado, a melhor opção de produção é a destilação fracionada do ar atmosférico. Além dela, porém, é possível obter o oxigênio de alta pureza por meio da eletrólise da água, uma reação decorrente da passagem de corrente elétrica pelo líquido.
Há várias maneiras de fazer isso, mas o sistema da Carbon Engineering usa ventiladores para puxar ar contendo 0,04% de CO2 (níveis atmosféricos de hoje) por meio de um filtro embebido em solução de hidróxido de potássio — produto químico conhecido como potassa cáustica, usado na fabricação de sabão e vários outros ...
Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.
A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias. ... Outra forma de produção do oxigênio é a fotólise: reação pela qual a radiação ultravioleta que entra na atmosfera decompõe a água atmosférica em óxido de azoto.
Onde pegar o certificado do ENCCEJA 2017?
Em que consiste o processo de engolir os alimentos?
Como desabilitar ponto adicional Oi TV?
Como se dá o registro da pronúncia trânsito?
Como pegar diploma ensino médio?
Como pegar a tecelã escudeira?
Como pegar o certificado do Encceja 2019 na pandemia?
Como pegar o certificado do Encceja durante a pandemia?
Como fazer um comprovante de matrícula?
Como desbloquear o processo criativo?
Onde procurar coisas no celular do namorado?
Como aconteceu a descoberta do fogo?
Como foi a evolução do rádio até hoje?
Como pegar itens mais rápido Rust?
Como se deu origem desenho técnico?
O que foi a disputa Leste-oeste?