O Suprematismo foi um movimento que se originou na Rússia, ainda no início do século XX, por volta de 1915, e que tinha como uma de suas principais característica a composição com formas geométricas elementares (quadrado e círculo).
Movimento russo de arte abstrata, o suprematismo surge por volta de 1913, mas sua sistematização teórica data de 1925, do manifesto Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o Novo Realismo na Pintura, escrito por Kazimir Malevich (1878-1935) em colaboração com o poeta Vladimir Maiakóvski (1894-1930).
É uma pintura com base nas formas geométricas planas, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são: retângulo, círculo, triângulo e cruz. É considerado a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Principais características do Suprematismo:
- Os artistas do suprematismo vão em busca daquilo que consideram “o além do real”, como se houvesse uma outra dimensão a ser mostrada através da arte. - Uso de cores, luzes e formas ilusionistas para romper com de ideia de imitação da natureza.
Esse movimento artístico durou, embora intenso e radical, pouco tempo. Seu auge foi a Rússia, de 1913 a 1922, porém deixou importantes legados para os movimentos estéticos, principalmente abstratos, que vieram na sequência.
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O Suprematismo foi um movimento que se originou na Rússia, ainda no início do século XX, por volta de 1915, e que tinha como uma de suas principais característica a composição com formas geométricas elementares (quadrado e círculo). O Suprematismo deu o pontapé inicial para a pintura abstrata do Modernismo.
Kasimir Malevich definiu o Suprematismo como a “supremacia do sentimento ou da percepção puros na arte criativa”. ... O Construtivismo, por sua vez, foi desenvolvido de acordo com os objetivos da revolução russa, almejando um tipo de arte menos espiritual que a contida no Suprematismo.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
O construtivismo nas artes foi um movimento estético que começou na Rússia, pouco tempo após a Revolução Russa de 1917. ... Entre os seus princípios construtivistas estava a negação de uma forma de arte “pura” e a contestação da ideia de que a arte era um elemento de criação separado do cotidiano.
A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
Suprematismo, movimento artístico concebido no interior da arte abstrata, baseado em figuras geométricas primordiais, o quadrado e o círculo. A arte suprematista não tem preocupação com as ilusões formais, nem com a luz e a cor. É considerado o grande nome do Suprematismo: George Braque.
O propósito básico dessa nova estética era glorificar a luta do proletariado em direção ao progresso e a uma sociedade socialista ideal.
Raionismo é um estilo de arte abstracta que se desenvolveu na Rússia em 1911. ... Na sua literatura, descreveram o raionismo como englobando todas as actuais formas e estilos da arte e do passado, tal como eles, tal como a vida, são apenas pontos de partida para uma percepção raionista e da construção de uma imagem.
A noção de expressionismo abstrato, utilizada pela primeira vez em 1952 pelo crítico H. Rosenberg, refere-se a um movimento artístico que tem lugar em Nova York, no período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Trata-se do primeiro estilo pictórico norte-americano a obter reconhecimento internacional.
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.) Arte Geométrica, abstrata e tridimensional.
Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções - e não como representações -, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa e a um artigo do crítico N.
Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções, e não como representações, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos.
A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
O futurismo é um momento que surge no século XX com um pensamento voltado para o futuro, em que há total destruição com o que houve no período anterior. Há uma forte valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, além de uma ligação entre a arte e o mundo moderno.
O futurismo no Brasil foi um movimento que propagou as ideias de Filippo Tommaso Marinetti, um poeta italiano que, em 1909, publicou no jornal francês Le Figaro um manifesto que enaltecia a modernidade, a tecnologia, o movimento e a violência. ... o culto à modernidade; a conexão ideológica com o fascismo.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
Ao contrário do Abstracionismo Lírico, o Abstracionismo geométrico foca na racionalização que depende da análise intelectual. No abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica.
A característica central de raionismo é o “cruzamento de raios refletidos de vários objetos;” para o efeito, as suas ferramentas mais poderosas são cor e linha. Embora de curta duração, o raionismo provou ser um passo crucial para o desenvolvimento da arte abstrata russa.
A arte do Dadaísmo pode ser considerada espontânea, pautada pela liberdade, pelo pessimismo e pela irracionalidade. Foi a partir disso que surgiu o nome do movimento. Os artistas resolveram escolher um nome que indicasse a irracionalidade e falta de lógica presente nas artes dadaístas.
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