Entretanto, em todas as situações, essas estruturas deverão ser construídas na cota mais baixa possível do terreno para melhor aproveitar toda a drenagem por meio da qual a água escoa do divisor topográfica e converge para o exutório (local a ser barrado).
Uma barragem deve ser construída com material forte o suficiente para impedir a passagem da água. Algumas são feitas de terra e pedra compactadas, de modo a formar uma barreira resistente, mas a maioria é de concreto.
O custo para construção de uma barragem subterrânea é muito baixo em relação a outras obras de captação; para barramentos de até 3m de profundidade por 100m de extensão, o custo de construção de uma barragem subterrânea, incluindo o poço amazonas, irá oscilar entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00.
Pelo menos 45.000 grandes barragens foram construídas para atender demandas de água ou energia. Hoje quase metade dos rios do mundo tem ao menos uma grande barragem. Na entrada do novo século, um terço dos países do mundo depende de usinas hidrelétricas para produzir mais da metade da sua eletricidade.
O corpo da barragem é construído com o uso de rejeito através de alteamentos sucessivos sobre o próprio rejeito depositado. Os alteamentos são realizados no sentido contrário ao fluxo de água (montante). A barragem necessita de rejeito grosso para que o maciço possa ser construído.
As barragens oferecem diversos benefícios, uma vez que elas são uma forma para a produção de energia elétrica e para o abastecimento de água — tanto para o uso da população quanto das indústrias. Além disso, essas construções permitem a irrigação, o lazer, o turismo e a navegação.
O terreno deverá oferecer condições satisfatórias para a construção da barragem; a vazão de água que pode ser utilizada deve ser suficiente para manter a represa cheia durante o ano, compensando, inclusive as evaporações e infiltrações.
A pequena barragem de terra é construída em sentido transversal ao fluxo do curso d'água
A barragem linha de centro possui um sistema intermediário em termos de custo. E é intermediaria quanto à segurança. Esse tipo de barragem, se comparada com o modelo Montante é bem mais seguro.
Dessa forma, a barragem deixa passar um caudal ecológico que tem como função preservar os ecossistemas já existentes no rio e respectivas margens. A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projecto, a construção, a exploração e a observação.
A Geologia e Topografia recomendam e governam na escolha do melhor lugar. No caso de vales estreitos e/ou gargantas (canyons), recomenda-se barragens de concreto, com fundação e obreiras sobre rocha sólida e compacta, a fim de suportar as pressões da água e do peso do barramento.
Os principais tipos existentes de barragens são as de aterro, de concreto-gravidade e de concreto em arco”. Onde construir as barragens para melhor aproveitá-las?
Eclusas ou Comportas – órgão hidráulico que regula a entrada e saída de água entre a montante e a jusante da barragem e permite à navegação fluvial vencer o desnível imposto pela barragem. Escada de peixes – órgão hidráulico que permite aos peixes vencer o desnível imposto pela barragem.
Porque o arraial de Canudos foi destruído com tanta violência?
Como se prevenir da cochonilha?
O que se deve fazer para evitar a propagação da malária e da doença de Chagas?
Como preparar uma cobra pra comer?
Quem inventou a internet e como ela surgiu?
Como usar o líquido que sai da composteira?
Como se preparar para as atividades físicas?
Quando se faz a limpeza terminal?
Qual é uma pirâmide de base pentagonal?
Quais as vidrarias e equipamentos necessários para se preparar uma solução?
Como escrever em inglês ouvir música?