Onde cabe recurso extraordinário?

Pergunta de Daniel Diego Rodrigues Batista Matias em 27-05-2022
(15 votos)

São hipóteses de cabimento de Recurso Extraordinário: decisão que contrariar dispositivo constitucional, que declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, que julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição, e que julgar lei local contestada por lei federal.

Onde interpor recurso extraordinário?

É cabível Recurso Extraordinário em face de decisão do Colégio Recursal, no Juizado Especial Cível, face a prescrição da Súmula 640 do Supremo Tribunal Federal. É imprescindível que a causa constitucional esteja evidenciada na decisão recorrida, com a mesma temática do artigo 102, inciso III da Constituição Federal.


Em que situação podemos interpor recurso especial e extraordinário?

105, III da CR/88, o recurso especial somente será cabível quando o acórdão recorrido: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Quem admite o recurso extraordinário?

I - DECISÃO QUE ADMITE RECURSO EXTRAORDINÁRIO É DA COMPETÊNCIA MONOCRÁTICA DO PRESIDENTE DESTE TRIBUNAL, CONSOANTE O REGIMENTO INTERNO.

Como funciona recurso extraordinário?

O recurso extraordinário (RE) é um recurso processual utilizado para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a impugnação (discussão) de uma decisão sobre questões constitucionais. Esse recurso é usado para garantir que os julgamentos aconteçam de maneira uniformizada e de acordo com a previsão da Constituição Federal.

Recurso Extraordinário - Tudo Sobre a Peça


44 curiosidades que você vai gostar

O que fazer quando o recurso extraordinário não é admitido?

Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo nos próprios autos, no prazo de 15 (quinze) dias, para o Supremo Tribunal Federal (art. 1.042 do CPC).

Pode interposição recurso especial e extraordinário simultaneamente?

O novo código prevê a interposição simultânea de recursos especial e extraordinário (art. ... É INADMISSIVEL RECURSO ESPECIAL, QUANDO O ACORDÃO RECORRIDO ASSENTA EM FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E INFRACONSTITUCIONAL, QUALQUER DELES SUFICIENTE, POR SI SÓ, PARA MANTE-LO, E A PARTE VENCIDA NÃO MANIFESTA RECURSO EXTRAORDINÁRIO”.

Quais são as hipóteses de cabimento dos recursos especial e extraordinário?

São hipóteses de cabimento de Recurso Extraordinário: decisão que contrariar dispositivo constitucional, que declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, que julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição, e que julgar lei local contestada por lei federal.

Quando cabe recurso extraordinário no Juizado Especial?

Recursos Extraordinários contra decisões de juizados especiais cíveis estaduais só devem ser admitidos em situações extremamente excepcionais, quando o requisito da repercussão geral estiver justificado com indicação detalhada das circunstâncias concretas e dos dados objetivos que evidenciem a relevância do tema.



Outras questões

O que caracteriza os países desenvolvidos?

Quanto tempo leva para assistir todos os filmes da Marvel?

O que é urologia geral?

O que é a garantia quanto a vícios redibitórios?

Quais as espécies de incompetência absoluta?

O que é sentido das orações?

O pitbull é mistura de quais raças?

Qual melhor produto para vender em 2022?

Qual a carne mais cara o quilo?

O que é tecido Liganete?

Como ser mais positivo e otimista?

Como desativar caixa postal claro 2021?

Qual o tempo de duração do citrato de sildenafila?

Como disfarçar lábios caídos?

Qual é o número inteiro negativo?

Quais são os animais nocivos?

Qual a melhor cidade do Canadá para morar e trabalhar?

O que significa corrimento viscoso?

Qual a finalidade do concreto armado?

São deveres do fisioterapeuta?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com