Corrimento (ou secreção) vaginal é um termo geral para os fluidos que seu sistema reprodutor produz. Essa secreção tem muitos propósitos, e é muito comum que sua quantidade, consistência, odor ou cor mudem um pouco. Isso também é verdade para a secreção vaginal viscosa.
Ele pode ser completamente normal ou pode ser um sintoma de alguns problemas de saúde, como infecção por fungos. O corrimento branco pastoso provavelmente é um dos corrimentos vaginais mais comuns. Esse tipo tem várias causas diferentes, variando de normal a patológico.
Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.
O muco cervical é uma secreção líquida produzida pelo colo do útero e que pode ser expelido através da vagina, aparecendo na roupa íntima como um tipo de corrimento transparente, branco ou levemente amarelado, sem odor, sendo uma secreção natural do corpo.
O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
42 curiosidades que você vai gostar
O muco cervical cria uma janela de fertilidade que dura até seis dias— muito mais do que apenas as 12-24 horas em que um óvulo pode ser fertilizado após a ovulação.
Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, tipo clara de ovo) e pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na estimulação sexual (relações sexuais) e na gravidez.
2. É uma barreira contra infecções. Principalmente fora do período fértil, quando o muco cervical fica mais espesso e grosso, ele funciona como uma barreira natural do útero. Ele evita a penetração tanto dos espermatozoides como de bactérias no interior uterino.
No começo da gestação o muco tem um aspecto leitoso e quase sem odor. A mudança na secreção é normal conforme os meses passam e se intensifica no 2º e 3º trimestre da gestação. Para que a gestante mantenha uma higiene segura ela deve: usar sabonete neutro, não fazer ducha vaginal e usar sempre roupas confortáveis.
Tipos de Muco – Qual a Diferença Entre Eles?O que é Muco? ... Muco Branco Tipo Creme Hidratante. ... Muco Elástico. ... Muco Aquoso. ... Muco Esbranquiçado (Com Pedaços) ... Candidíase. ... Infecção Vaginal. ... Muco Tipo Hidratante Durante Todo Período.
Corrimento no início da gravidez é normal
Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.
Primeiros 7 diasCorrimento vaginal cor-de-rosa. ... Corrimento mais espesso. ... Cólica e inchaço abdominal. ... Cansaço fácil e sono excessivo. ... Mamas sensíveis e escurecimento da aréola. ... Atraso ou falta da menstruação. ... Dor no fundo das costas. ... Aversão a cheiros fortes.
Antes da menstruação, a mulher pode notar a presença de um corrimento branco, grosso e sem odor, o que é considerado normal e acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual.
Quando o corrimento vaginal apresenta alguma cor, cheiro, consistência mais espessa ou diferente do costume, pode indicar a presença de alguma infecção vaginal como candidíase ou tricomoníase ou a presença de alguma doença sexualmente transmissível como gonorreia.
Tratamento para acabar com corrimento branco pode ser feito com medicação antifúngica. Ao perceber a presença de corrimento branco leitoso ou pastoso, o primeiro passo é procurar um ginecologista. A candidíase tem cura e é tratada com uso de medicação antifúngica oral ou local, dependendo de como o médico irá receitar.
O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.
O mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre as 37 e as 42 semanas de gravidez e, em casos mais raros, isso pode acontecer apenas durante o trabalho de parto ou quando o bebê já esta nascendo. Veja tempo que leva entre a saída do tampão, até o nascimento do bebê.
O muco intestinal é uma secreção gelatinosa, branca ou amarelada, produzida naturalmente pelo intestino (cólon) a fim de lubrificar e proteger o trajeto das fezes e facilitar sua eliminação. Porém, dentro de uma normalidade, sua quantidade deve ser pequena, muitas vezes não visualizado a olho nu.
O corrimento amarelo é um sintoma ou sinal, geralmente, de alguma infecção. Quando a secreção é causada por doenças como a clamídia, a tricomoníase e a gonorreia, a transmissão ocorre durante o sexo, com o contato íntimo.
O muco branco, que é um líquido esbranquiçado, é um sinal de ovulação. Quando ela está acontecendo, o corpo produz estrogênio, um hormônio que, entre outras coisas, causa o corrimento branco e pastoso.
A anovulação (ausência de ovulação) pode ter alguns sintomas clássicos e bem identificáveis como aquela secreção esbranquiçada o ciclo todo sem presença de muco elástico e dores ovarianas para ovulação.
A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino. Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário.
Como identificar o muco cervical
No período de ovulação, a secreção vaginal torna-se então mais transparente, viscosa e "elástica", numa consistência semelhante a da clara de ovo crua. Na fase fértil, o muco fica mais fino e claro. "Já fora do período fértil, o muco é espesso e mais esbranquiçado.
A vagina também muda ao longo do mês em resposta às flutuações hormonais do ciclo menstrual. Lá pelo meio do ciclo, quando o estrogênio é mais alto, o tecido vaginal se torna mais espesso e mais cheio (5). O colo do útero, no topo da vagina, também se move e muda a sua forma ao longo do ciclo.
Para fazer o teste do cotonete, devemos entender que o cotonete tem que sair limpo e branco. Se sair branco e sem sangramento é porque a menstruação não está próxima de vir. Se o cotonete sair avermelhado ou marrom, é sinal de que a menstruação pode estar chegando.
Como iniciar o Windows em Modo de Segurança w10?
Qual é a origem do desenho técnico?
Como foi o processo de independência da Bolívia?
Quanto tempo levou para reconstruir Hiroshima?
Como se destacar como designer de interiores?
Como saber a hora de colher o feijão?
Qual é a composição do etanol?
Como é determinada é calculada a resistência à compressão do concreto?
Como parar de ser administrador de uma página no Facebook?
Como se deu o nascimento dos bancos?
Qual a velocidade mínima em uma via de trânsito rápido?
Como se deu o início da contabilidade?
Como determinar o produto das matrizes?
Onde surgiu a civilização egípcia antiga *?
Como foi a reconstrução da Alemanha Pós-guerra?
Como deixar de ser tão possessiva com o namorado?