Os diuréticos poupadores do potássio são um grupo de fármacos diuréticos, que actuam no rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina.
Diuréticos poupadores de potássio Nomes genéricos/comerciais: Alguns exemplos de diuréticos poupadores de potássio são a amilorida, que só se encontra associada a outras substâncias ativas, e a espironolactona (Aldactone, Diacqua).
Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.
Diuréticos podem fazer com que os vasos sanguíneos se alarguem (dilatem). Os diuréticos também ajudam os rins a eliminar sódio e água, diminuindo o volume de líquido pelo corpo e reduzindo, assim, a pressão arterial.
Diuréticos de alça: atuam na alça de Henle, porção ascendente. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins, produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos.
Diuréticos poupadores de potássio:
A espironolactona (Aldactone, Diacqua) é um diurético poupador de potássio e é indicado no tratamento da pressão alta e inchaços causados por problemas no funcionamento do coração, doença no fígado ou rins.
EFEITOS COLATERAIS Juntamente com a desidratação, especialmente perigosa em idosos, o uso de diuréticos pode causar outras reações adversas, tais como: – hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue); – hipocalemia (diminuição do potássio no sangue); – hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue);
Os diuréticos da ansa ou de alça Certos tipos de diuréticos estão associados com diferentes níveis de risco de ototoxicidade. Os diuréticos da ansa ou de alça como o diurético furosemida estão associados a ototoxicidade, particularmente quando exceder as doses de 240 mg por hora.
1 - Diuréticos Quando o sal é eliminado, leva junto a água do sangue, diminuindo a quantidade de líquido nas veias e artérias e por isso diminui a pressão arterial e o inchaço causado pela pressão alta.
Nomes genéricos/comerciais: Alguns exemplos de diuréticos poupadores de potássio são a amilorida, que só se encontra associada a outras substâncias ativas, e a espironolactona (Aldactone, Diacqua). Veja outras indicações terapêuticas da espironolactona.
Os poupadores de potássio agem excretando sódio e diminuindo a excreção de potássio. Isso é ótimo para quem tem potássio baixo e perigoso para quem o tem alto. Os diuréticos poupadores de potássio são o grupo de diuréticos mais fraco e estão contraindicados na insuficiência renal avançada.
Apesar do seu alto poder de excretar sódio, a furosemida não é um bom diurético para o tratamento da hipertensão arterial. A não ser que o paciente tenha um ou mais das doenças citadas acima, a melhor opção para controlar a pressão arterial são os diuréticos tiazídicos.
Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) reduzem a pressão arterial em parte através da dilatação das arteríolas. Eles dilatam as arteríolas impedindo a formação de angiotensina II, uma substância química produzida no corpo que faz com que as arteríolas se contraiam.
Como passar arquivos de um notebook para outro via wireless?
Como saber o tamanho ideal do sofá?
Como realizamos a palpação do abdome?
Como saber minha licença do Windows?
Como saber quantas placas por metro quadrado?
Como fazer transferência da conta digital?
Como fazer um pedido para Cosme e Damião?
Como saber a espessura de um fio?
Como passar todas as fotos do Google Fotos para outra conta?
Como funciona a visita supervisionada?
Como transferir saves do pen drive para o PS4?
Como pedir restituição de Itcmd SP?
Como transferir arquivos do OneDrive para o Google Drive?