Seja gentil e amigável Você talvez tenha que conviver com o pedreiro por um bom tempo e ele será o responsável por tirar todas as ideias do papel. Por isso, tratar bem esse profissional é um dos pontos principais. Ofereça café, lanche, seja gentil, entenda também o lado dele.
Há profissionais que cobram por hora, mas o ideal é pagar por metro quadrado. Isso ocorre porque, no primeiro caso, o pedreiro pode enrolar o processo e atrasar a obra de propósito. Se fechar, ao contratar um pedreiro por metro quadrado não há esse problema, pois paga-se pelo resultado obtido.
Se realmente ele abandonou o jeito é tentar resolver a situação de forma amigável, negociando diretamente com o prestador de serviço. Se não resolver, você pode procurar o juizado especial civil levando contrato, documentos e fotos. Se você contratou uma empresa, pode acionar o Procon. E se não há contrato de serviço?
Sempre é importante conversar afim de evitar os mal entendidos, mas se ele não quiser conversar ou assumir eventuais prejuízos, você pode acionar o juizado civil, com contrato firmado entre as partes e fotos da obra em mãos. O processo pode demorar um pouco, mas, feito da forma correta, assegura os seus direitos.
Além de perguntar sobre trabalhos anteriores, idealmente ir vê-los e verificar suas experiências passadas, resenhas e referências, pergunte sobre seus processos diários como eles funcionam no local, em que consiste um dia típico, como eles carregam a tarefa específica necessária, como reparar pedras soltas ou fazer ...
Quando você for pagar o pedreiro, peça o recibo, com discriminação dos serviços prestados pelo pedreiro, seja por dia ou por empreitada. Você tem que fazer essa exigência do pedreiro.
7 dicas para avaliar antes de contratar um pedreiro
7 dicas para avaliar antes de contratar um pedreiro
E nem sempre o mais barato é o melhor: você tem que usar o que for mais eficiente (custo e benefício, juntos), e não o mais barato. Quando você for pagar o pedreiro, peça o recibo, com discriminação dos serviços prestados pelo pedreiro, seja por dia ou por empreitada.
Você tem que fazer essa exigência do pedreiro. É necessário pagar o pedreiro e não apenas ele, e você precisa pagar também o INSS do mesmo, a não ser que pague ele por um CNPJ de MEI, Microempresário, ou CNPJ individual.
Um bom engenheiro, arquiteto, ou mestre de obras, sentando com você e analisando seu projeto, conseguirá te dizer bem qual o melhor tipo de contrato de pedreiro é melhor para seu projeto. E nem sempre o mais barato é o melhor: você tem que usar o que for mais eficiente (custo e benefício, juntos), e não o mais barato.
Quando surgiu a geografia crítica?
Quais os riscos de colocar facetas de porcelana?
Como lançar antecipação de férias?
Porque surgiu a educação formal?
Como saber quando colher batatas?
Quando começou a enfermagem moderna?
Quando se deu a divisão entre sunitas e xiitas?
Qual a forma correta de escrever coçando?
Quais os riscos da cirurgia da hidrocefalia?