Onde ajuizar ação popular?

Pergunta de Gabriel Coelho em 23-09-2022
(70 votos)


Onde ajuizar ação popular?

1. A competência para julgar ação popular contra ato de qualquer autoridade, até mesmo do Presidente da República, é, via de regra, do juízo competente de primeiro grau.

Como propor uma ação popular?

O STJ já pacificou o entendimento de que, para a existência de uma ação popular, são necessários três pressupostos: a condição de eleitor do proponente, a ilegalidade ou ilegitimidade do ato e a lesividade decorrente do ato praticado.

Pode propor a ação popular?

5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular e impugnar, ainda que separadamente, ato lesivo ao patrimônio material, moral, cultural ou histórico do Estado ou de entidade de que ele participe.”



Quem pode entrar com uma ação popular?

Ação Popular: Pode ser proposta por qualquer cidadão; Protege os interesses da coletividade; Somente a administração pública pode figurar como réu.

Quando impetrar ação popular?

Qualquer eleitor, inclusive aquele com idade entre 16 e 18 anos, é parte legítima para ingressar com uma ação popular. O cidadão menor de 18 anos pode ingressar em juízo sem precisar de assistência, haja vista que se trata de um direito político previsto pela Constituição.

É legitimado ativo para a propositura da ação popular o cidadão?

Legitimação Ativa Somente o cidadão, seja o brasileiro nato ou naturalizado, inclusive aquele entre 16 e 18 anos, e ainda, o português equiparado, no gozo de seus direitos políticos, possuem legitimação constitucional para a propositura da ação popular.



Como a ação popular pode ser usada?

A ação popular deve ser usada para proteger interesses da coletividade, embora a ação possa ser ajuizada apenas por um único cidadão. Pode ser utilizada para três tipos de objetivos: prevenir possíveis danos que podem ser ocasionados por uma ação da administração pública,

Quem tem direito a propor uma ação popular?

Conforme a lei, todos os cidadãos têm direito a propor uma ação popular, até mesmo os cidadãos que ainda tenham completado 18 anos. Isto é, todos os brasileiros têm legitimidade para ajuizar a ação popular. Entretanto, somente os cidadãos (pessoas físicas) podem propor uma ação desse tipo.

Como é regulamentada a Ação Popular?

O remédio é regulamentado pela Lei 4.717, de 1965. Segundo doutrinadores como Hely Lopes Meirelles e Alexandre de Moraes, a ação popular visa proteger direitos difusos, coletivos. Por isso, o maior beneficiário de uma ação popular não é a pessoa que a criou, e sim a população em geral.



Quais são os requisitos da Ação Popular?

Requisitos da ação popular. Os três requisitos para propor a ação são os seguintes: demonstração do dano já ocorrido ou o possível dano que possa ser causado pela administração pública, comprovação de que o autor da ação é eleitor (basta a apresentação de um título de eleitor válido),



Outras questões

O que dá para comprar com R$ 100?

Como se escreve a palavra atingiremos?

Quais são as principais características das rochas sedimentares?

Quantos argumentos tem a função se()?

Quais são os riscos do monóxido de carbono?

O que significa norteiam?

Como quebrar adamantite?

O que mais vende em uma mercearia?

Em que ano o Sivuca morreu?

O que significa fulanas?

Quantos minutos por dia de leitura?

Com que idade aparecem as espinhas?

Como fazer gráficos com sim ou não?

O petróleo é nosso monteiro lobato?

Pode passar creme de cabelo todos os dias?

O que quer dizer rastreio?

Em que ano se passa Demon Slayer?

O que significa a palavra vedada?

O que pode ser confusão mental em idoso?

O que respiração aerobica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com