Só Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, produz hoje 32 milhões de toneladas, bem acima do montante total daquela época. O estado, aliás, detém o posto de maior produtor nacional desde 1999.
O crescimento e o desenvolvimento da soja são medidos pela quantidade de massa seca (matéria seca) acumulada na planta. ... Na prática, o crescimento, desenvol- vimento e rendimento da soja resultam da interação entre o potencial genético de um determinado cultivar com o ambiente.
Os estádios reprodutivos abran- gem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
As cultivares de soja podem apresentar três tipos de crescimento: determinado, indeterminado e semideterminado.
O principal destino da soja e seus derivados é a exportação. Cerca de 38% do grão, 63% do farelo e 44% do óleo, seguem para o mercado externo (ABIOVE, 2005).
O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Outros produtos derivados da soja incluem bebidas a base de soja, óleos, farinha, molho de soja, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.
Os cultivares plantados comercialmente no país tem seus ciclos, na maioria, oscilando entre dias. A altura da planta depende da interação da região (condições ambientais) e do cultivar (genótipo).
Maturidade completa: neste período 95% das vagens encontram-se maduras e serão necessários cerca de 5 a 10 dias para que a umidade atinja 15% ou menos.
As flores de soja podem apresentar coloração branca, púrpura diluída ou roxa, de 3 até 8mm de diâmetro. O início da floração dá-se quando a planta apresenta de 10 até 12 folhas trifolioladas, onde os botões axilares mostram racemos com 2 até 35 flores cada um.
A planta de soja é fortemente influenciada pelo comprimento do dia (período de iluminação). Em regiões ou épocas de fotoperíodo mais curto, durante a fase vegetativa da planta, ela tende a induzir o florescimento precoce, e apresentar consecutiva queda de produção.
Quais são as etapas do cultivo de soja? Agora com tudo padronizado, alinhar as etapas do cultivo ao ciclo da soja será bem mais fácil. Certamente a primeira etapa é o plantio, assim como a última será a colheita. Como conhecemos os grupos de maturação, a escolha da cultivar ideal para nossas lavouras não será um problema.
O início da floração dá-se quando a planta apresenta de 10 até 12 folhas trifolioladas, onde os botões axilares mostram racemos com 2 até 35 flores cada um. O sistema radicular da soja é constituído de um eixo principal e grande número de raízes secundárias, sendo classificado com um sistema difuso.
Como acontece com outras Fabáceas (Leguminosas), por exemplo, o feijão-comum, a soja pode apresentar três tipos de crescimento, diretamente correlacionados com o porte da planta: indeterminado, semideterminado e determinado. A planta de soja é fortemente influenciada pelo comprimento do dia (período de iluminação).
Como saber a distância de um projetor?
Qual o tamanho da tela de um celular?
Como é a reprodução dos ursos?
Qual a importância de trabalhar a coordenação motora na educação infantil?
Como os vietnamitas venceram a guerra?
Como os vampiros bebem sangue?
Como os átomos se apresentam na natureza?
Como os átomos se unem para construir os materiais?
Qual a largura do balcão da cozinha americana?
Como calcular o ângulo de um quadrado?
Como tirar linha grossa AutoCAD?
Como pegar o CPF pela internet?
Como tirar a cola do vidro de conserva?