Em janeiro de 1979, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, no poder desde a década de 1940 e aliado aos Estados Unidos, e proclamaram a Revolução Islâmica.
A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente comandada pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini.
Em 1979 ocorreu a Revolução Fundamentalista do Irã. Até aquele ano, o país era regido pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi e vivia uma monarquia pró-ocidenal. Após a revolução, o Irã começou a ser comandado pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que fez com que a nação passasse de uma monarquia a uma república islâmica.
A revolução mudou a vida dos iranianos, os castigos corporais foram liberados, a pena de morte entrou em vigor contra os defensores do xá, prostitutas, homossexuais, marxistas e judeus, além de hábitos ocidentais como vestuário, minissaia, maquiagem, música ocidental, jogos e cinema.
A Revolução Iraniana (1979)
Em 1979, o líder religioso Aiatolá Khomeini liderou um golpe de Estado, agora religioso e conservador, com o apoio da maior parte da população.
30 curiosidades que você vai gostar
A revolução Insatisfeitos com a crescente corrupção, a crise econômica que assolava o país, a repressão política e as reformas pró-Ocidente, esquerdistas, liberais e muçulmanos tradicionalistas uniram-se ao aiatolá Khomeini para derrubar o governo do xá Reza Pahlevi. As manifestações contra o governo começaram em 1978.
Consequências da Revolução Iraniana
Khomeini volta do exílio e, assumindo a liderança do movimento revolucionário, declara o Irã um Estado Islâmico, regido totalmente pela sharia (lei corânica) e com Khomeini como seu líder supremo, configurando uma das únicas revoluções conservadoras bem sucedidas no mundo.
Mas a revolução islâmica trouxe outras consequências para o país: uma ruptura com o Ocidente e a hostilidade com os vizinhos árabes. Depois da revolução, o Irã rompeu suas relações com os Estados Unidos e entrou em uma rota de colisão com os governos sunitas da região do Golfo Pérsico.
A principal característica sociopolítica da Revolução Iraniana foi a: a) defesa de reformas sociais, além da tentativa de recuperar valores religiosos e tradicionais do islamismo.
Como ocorre o processo reprodutivo?
Como parear o controle remoto TV Samsung?
Como contatar o suporte do Roblox?
Quais são os desafios enfrentados para a implementação do processo de enfermagem?
Como descobrir bens passíveis de penhora?
Como mover perfil de usuário para outra partição Windows 10?
Como ocorre o processo migratório?
O que é o processo de reabsorção óssea?
Como ocorre o processo de formação da proteína responda envolvendo os mRNA tRNA e rRNA?
Como circular imagem no WhatsApp?
Como funciona o arco reflexo simples?
O que é código de indicação Uber?
Como ocorre a ativação do sistema imune inato?
O que conversar com o ficante?
Como ocorre a regeneração de uma planária?