Vitamina D faz parte de um grupo de secosteroides solúveis em gordura responsáveis por aumentar a absorção intestinal de cálcio, magnésio e fosfato e por muitos outros efeitos biológicos. Em humanos, os compostos mais importantes neste grupo são a vitamina D₃ e a vitamina D₂.
Também conhecida como colecalciferol, a vitamina D3, auxilia a regular a homeostase do cálcio, é essencial para a manutenção dos ossos e na prevenção de fraturas e fragilidade óssea. Além disso, fortalece o sistema imunológico e reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.
A vitamina D2 (ergocalciferol) é uma das formas de pré vitamina D encontrada nos alimentos, enquanto que a vitamina D3 (colecalciferol) é encontrada nos alimentos e também formada a partir da exposição solar aos raios ultravioletas.
Hoje, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia não indica a suplementação de vitamina D para toda a população, e sim para aqueles com risco de deficiência. Há recomendações específicas para indivíduos com esse risco, entre eles idosos, pacientes com osteoporose, obesos, grávidas e outros.
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
38 curiosidades que você vai gostar
Segundo a nota publicada pela Sociedade, até então o valor normal era acima de 30 ng/mL. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL. Ainda segundo o comunicado, pacientes que estão entre as dosagens de 20 a 30 ng/mL não necessitam de reposição da vitamina.
A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.
O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.
Secura da boca, cefaleia, polidipsia, poliúria, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, dor muscular, prurido e perda de peso.
Um artigo publicado nesta segunda-feira na versão online do periódico JAMA Internal Medicine afirma que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o uso de vitamina D não diminui a pressão arterial. Por isso, sua suplementação não deve ser utilizada no combate à hipertensão.
Estudos recentes comprovaram que o colecalciferol é mais potente do que o ergocalciferol, pois, resulta em uma maior quantidade de vitamina D ativa.
Addera D3 é um suplemento de vitamina D, que auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, no funcionamento adequado do sistema imunológico e no desempenho da função muscular normal.
TODOS OS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D DEVEM.
SER TRATADOS COM 50.000 UI DE VITAMINA D UMA VEZ POR.
SEMANA DURANTE OITO SEMANAS OU O EQUIVALENTE A.
7.000 UI/DIA DE VITAMINA D PARA QUE A CONCENTRAÇÃO.
SANGUÍNEA DE 25(OH)D ALCANCE O MÍNIMO.
DE 30 NG/ML. APÓS ESSE PERÍODO, INDICA-SE.
TERAPIA DE MANUTENÇÃO.5.
O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, que geralmente são o almoço ou o jantar.
Regula a homeostase do cálcio, é essencial para manutenção dos ossos e prevenção de fraturas ósseas. Fortalece a imunidade, protege o coração, previne alguns tipos de câncer, mantem o bom funcionamento do cérebro e mais.
Existem duas formas básicas de vitamina D: colecalciferol (vitamina D3) e ergocalciferol (vitamina D2). Ambas podem ser obtidas através de alimentos ou suplementos vitamínicos. A vitamina D3, porém, pode também ser produzida pelo nosso corpo.
Por auxiliar na formação dos ossos e dentes, absorção de cálcio e fósforo no sistema imune e muscular, a suplementação de vitamina D também atua na manutenção da nutrição e do equilíbrio mental e corporal, trazendo mais energia para as atividades diárias e espantando o cansaço.
Reações adversas e efeitos colaterais do Zinco
A ingestão excessiva de zinco, pode causar náuseas, vômitos, dor epigástrica, diarreia, letargia e fadiga.
Para que a vitamina D desempenhe seu papel, precisa dos rins e do fígado funcionando direitinho, assim como a presença de radiação solar e alimentação equilibrada. Sabemos que alimentação rica em carboidratos refinados (como pães, massas, doces e em açúcar) dificulta a absorção desta vitamina.
Vitamina D e diabetes
Após esse período, os cientistas concluíram que em pacientes com alto risco de ter o diabetes tipo 2, que não foram selecionados por deficiência de vitamina D, a suplementação diária da vitamina não resultou na redução de risco para desenvolvimento da doença.
Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.
A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: - 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; - 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; - 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas. Pacientes com desabsorção, falhas prévias ou deficiência grave (< 10 ng/dL) podem necessitar de doses maiores.
Para que serve: O Suplemento Alimentar Drogasil Vitamina D3 2000UI auxilia no funcionamento do sistema imune, e no funcionamento muscular. Modo de usar: Consumir 1 (uma) cápsulas ao dia. Uso adulto e pediátrico de 9 a 18 anos.
“Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.
Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.
Como é feito o cálculo das férias?
Quem trabalha em banco trabalha quantas horas por dia?
Como limpar o filtro do ar condicionado Gree janela?
O que é o trabalho de uma força constante?
Tem que lavar o frango antes de cozinhar?
Como limpar as sugestões do Pinterest?
Como calcular salário Menor Aprendiz 2020?
Como limpar filtro de combustível da roçadeira?
Como calcular matrizes diferentes?
Qual a fórmula para o cálculo da força elétrica?
Como instalar o Office 2019 no Linux?
Como calcular volume de escavação de uma vala?
Como se calcula reflexos trabalhistas?
Como calibrar o medidor de condutividade?
Como calcular o produto dos termos?
Como calcular o índice de Margalef?