Vitamina D faz parte de um grupo de secosteroides solúveis em gordura responsáveis por aumentar a absorção intestinal de cálcio, magnésio e fosfato e por muitos outros efeitos biológicos. Em humanos, os compostos mais importantes neste grupo são a vitamina D₃ e a vitamina D₂.
Também conhecida como colecalciferol, a vitamina D3, auxilia a regular a homeostase do cálcio, é essencial para a manutenção dos ossos e na prevenção de fraturas e fragilidade óssea. Além disso, fortalece o sistema imunológico e reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.
A vitamina D2 (ergocalciferol) é uma das formas de pré vitamina D encontrada nos alimentos, enquanto que a vitamina D3 (colecalciferol) é encontrada nos alimentos e também formada a partir da exposição solar aos raios ultravioletas.
Hoje, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia não indica a suplementação de vitamina D para toda a população, e sim para aqueles com risco de deficiência. Há recomendações específicas para indivíduos com esse risco, entre eles idosos, pacientes com osteoporose, obesos, grávidas e outros.
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
38 curiosidades que você vai gostar
Segundo a nota publicada pela Sociedade, até então o valor normal era acima de 30 ng/mL. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL. Ainda segundo o comunicado, pacientes que estão entre as dosagens de 20 a 30 ng/mL não necessitam de reposição da vitamina.
A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.
O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.
Secura da boca, cefaleia, polidipsia, poliúria, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, dor muscular, prurido e perda de peso.
Um artigo publicado nesta segunda-feira na versão online do periódico JAMA Internal Medicine afirma que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o uso de vitamina D não diminui a pressão arterial. Por isso, sua suplementação não deve ser utilizada no combate à hipertensão.
Estudos recentes comprovaram que o colecalciferol é mais potente do que o ergocalciferol, pois, resulta em uma maior quantidade de vitamina D ativa.
Addera D3 é um suplemento de vitamina D, que auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, no funcionamento adequado do sistema imunológico e no desempenho da função muscular normal.
TODOS OS ADULTOS COM DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D DEVEM.
SER TRATADOS COM 50.000 UI DE VITAMINA D UMA VEZ POR.
SEMANA DURANTE OITO SEMANAS OU O EQUIVALENTE A.
7.000 UI/DIA DE VITAMINA D PARA QUE A CONCENTRAÇÃO.
SANGUÍNEA DE 25(OH)D ALCANCE O MÍNIMO.
DE 30 NG/ML. APÓS ESSE PERÍODO, INDICA-SE.
TERAPIA DE MANUTENÇÃO.5.
O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, que geralmente são o almoço ou o jantar.
Regula a homeostase do cálcio, é essencial para manutenção dos ossos e prevenção de fraturas ósseas. Fortalece a imunidade, protege o coração, previne alguns tipos de câncer, mantem o bom funcionamento do cérebro e mais.
Existem duas formas básicas de vitamina D: colecalciferol (vitamina D3) e ergocalciferol (vitamina D2). Ambas podem ser obtidas através de alimentos ou suplementos vitamínicos. A vitamina D3, porém, pode também ser produzida pelo nosso corpo.
Por auxiliar na formação dos ossos e dentes, absorção de cálcio e fósforo no sistema imune e muscular, a suplementação de vitamina D também atua na manutenção da nutrição e do equilíbrio mental e corporal, trazendo mais energia para as atividades diárias e espantando o cansaço.
Reações adversas e efeitos colaterais do Zinco
A ingestão excessiva de zinco, pode causar náuseas, vômitos, dor epigástrica, diarreia, letargia e fadiga.
Para que a vitamina D desempenhe seu papel, precisa dos rins e do fígado funcionando direitinho, assim como a presença de radiação solar e alimentação equilibrada. Sabemos que alimentação rica em carboidratos refinados (como pães, massas, doces e em açúcar) dificulta a absorção desta vitamina.
Vitamina D e diabetes
Após esse período, os cientistas concluíram que em pacientes com alto risco de ter o diabetes tipo 2, que não foram selecionados por deficiência de vitamina D, a suplementação diária da vitamina não resultou na redução de risco para desenvolvimento da doença.
Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.
A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: - 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; - 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; - 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas. Pacientes com desabsorção, falhas prévias ou deficiência grave (< 10 ng/dL) podem necessitar de doses maiores.
Para que serve: O Suplemento Alimentar Drogasil Vitamina D3 2000UI auxilia no funcionamento do sistema imune, e no funcionamento muscular. Modo de usar: Consumir 1 (uma) cápsulas ao dia. Uso adulto e pediátrico de 9 a 18 anos.
“Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.
Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.
Como mudar o idioma dos livros do Kindle?
Como ativar o sistema relax da cadeira?
Como saber se estou com alergia de remédio?
Como traduzir arquivos em PDF gratuito?
Como Traduzir PDF e manter formatação?
Como identificar a voz do verbo?
Como traduzir The Sims 2 pelo regedit?
Como usar ramal no telefone Intelbras?
Como traduzir PDF aberto no Chrome?
Como se faz uma viagem astral?
Quando se preocupar com febre infantil?
Quando pode dar remake no LoL?