A diferença que percebemos entre um e outro é que o raio sempre se manifesta primeiro que o trovão, pois, a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. ...
O som do trovão vem sempre depois do relâmpago, que é a parte luminosa visível ao olho humano. Isso se deve ao fato de a velocidade da luz ser bem maior do que a do som. O som que o ouvido humano escuta é uma combinação de três momentos que ocorrem muito rápido durante a propagação da descarga do ar.
Dessa troca surge a descarga elétrica. A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.
A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.
O trovão (do latim: turbōnis, com metátese) é o som gerado pela onda de choque provocada pelo aquecimento e subsequente expansão supersónica do ar atravessado por uma descarga eléctrica (o raio) produzida por uma trovoada.
32 curiosidades que você vai gostar
Como a velocidade de propagação da luz é muito superior à velocidade de propagação do som no ar, sempre perceberemos o raio primeiro e só posteriormente ouviremos o trovão.
O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
Ele acontece por causa de uma forte descarga elétrica que se estabelece entre as nuvens e o solo terrestre. O raio gera uma corrente elétrica de grande intensidade que ioniza o ar ao longo do caminho, produzindo o relâmpago. O ar em torno dessa corrente se aquece rapidamente a uma temperatura de até 27.000 ºC.
Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.
Em que ano se passa Resident Evil 0?
Quanto tempo a reposição hormonal começa a fazer efeito?
Como escrever bilhões no Excel?
Qual é o melhor OneDrive ou Google Drive?
Em que episódio Eren aparece na quarta temporada?
Quando sai a 6 temporada de agentes da Shield?
Quais fatores afetam a ação dos anestésicos locais?
Qual era a altura aproximada de Davi?
Qual o horário de entrega da Azul Cargo Express?
Como tirar rachadura dos pés em um dia?
Qual animal que nunca dorme ou dorme pouco?
Como é feito o resfriamento da peça no tratamento térmico de recozimento pleno?
Como ocorre o processamento da informação?
Por que as nadadoras tem ombros largos?
Qual o melhor curso para fazer no Canadá?