Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
Texto ou documento, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessão e pelo respectivo título. Devem ser citados e identificados no texto.
Tanto o apêndice quanto o anexo devem estar presente no sumário dos trabalhos científicos. Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices. Anexo é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que não foi elaborado pelo próprio autor dele.
Assim, deve ser precedido da palavra ANEXO (todas as letras maiúsculas), identificado por letras maiúsculas ordenadas de forma consecutiva, travessão e o título descritivo do anexo. Caso as letras do alfabeto esgotem-se, você deverá utilizar letras maiúsculas dobradas.
Os anexos são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessões e pelos respectivos títulos. Devem ser citados e identificados no texto.
28 curiosidades que você vai gostar
Os anexos devem ser indicados seguindo a ordem alfabética em caixa alta. A sequência deve ser obedecida para apresentação dos documentos no pós-texto do trabalho acadêmico.
As pessoas costumam inserir documentos no apêndice para explicar, destrinchar ou corroborar com alguma citação contida no desenvolvimento da monografia. Por exemplo, alguns autores adicionam documentos para confirmar alguma ideia escrita na pesquisa ou para interligá-la com um questionário do apêndice.
Os anexos podem ser acrescentados logo depois da página onde constam as referências bibliográficas. É fundamental também apontar essa porção do trabalho usando um título em caixa alta e em negrito. A numeração dos anexos é outra coisa imprescindível.
No campo formato do número , digite "apêndice" e pressione a barra de espaços para inserir um espaço após a palavra "apêndice". Em estilo de número, clique em A, B, C,. ... Observação: No campo formato do número , O apêndice a deve ser mostrado, com O "a" realçado.
Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.
Elementos pré-textuais (Folhas de rosto e de aprovação, Dedicatórias e Agradecimentos, Resumos e Listas) não devem aparecer no sumário. Elementos pós-textuais (Referências, Apêndices e Anexos) aparecem no sumário mas não recebem numeração.
O apêndice é sempre um material complementar no trabalho de conclusão de curso. Ele deve ser incluído após as referências bibliográficas, como uma forma de melhorar o entendimento dos leitores. Os apêndices são importantes porque apresentam os materiais criados ao longo da investigação do estudante.
Criar um documento
Selecione o registro de cliente potencial para o qual deseja criar um anexo ou anexar um documento. Clique em Anexos para abrir o formulário. Pressione CTRL+N para criar um novo documento. Selecione o tipo de documento no formulário Documentos e clique em OK.
Como adicionar anexosSelecione Ferramentas > Editar PDF > Mais > Anexar arquivo.Na caixa de diálogo Adicionar arquivos, selecione o arquivo a ser anexado e clique em Abrir. ... Para visualizar anexos no Acrobat 5.0 ou em um versão anterior, siga um dos procedimentos: ... Salve o PDF.
Anexar um arquivo a uma mensagemNo menu Arquivo, clique em Novo e, em seguida, clique em Email.Na guia Mensagem, no grupo Incluir, clique em Anexar Arquivo.Na caixa de diálogo Inserir Arquivo, navegue e escolha o arquivo que você deseja anexar e clique em Inserir.
APÊNDICES. Conjunto de material ilustrativo ou complementar ao texto, produzido pelo aluno, tais como gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas, fotografias, tabelas de cálculos, símbolos, descrição de equipamentos, modelos de formulários e questionários, plantas ou qualquer outro material produzido.
Formatando Anexo ABNT
Primeiramente, os anexos devem constar na parte pós-textual do trabalho, ou seja, após as referências bibliográficas. Eles devem ser identificados pela palavra “ANEXO” transcrito em caixa alta e utilizando a mesma fonte usada para o trabalho: 12 para Times New Roman e 10 para Arial.
Outro ponto importante: os títulos dos anexos devem constar no sumário do TCC, afim de facilitar a localização de cada item. Se, por ventura, as letras do alfabeto se esgotarem para fazer a classificação, é recomendado usar a letra dobrada. Exemplo: ANEXO AA, ANEXO AB, ANEXO AC, ANEXO AD e assim por diante.
Inserir ou vincular a um arquivo no WordVá para Inserir >objeto.Selecione Criar do Arquivo.Selecione Procurar e escolha o arquivo que você deseja usar.Escolha Inserir.Escolha Exibir como ícone para inserir ou Vincular ao arquivo para um link.Selecione OK.
Como referenciar imagens nas normas ABNTA imagem deve ser inserida o mais próximo do texto na qual se refere;No topo da imagem é preciso ter o tipo (desenho, gráfico, figura ou organograma), número da sequência seguido de “—“ travessão e título;A figura não pode ficar sem título;
Formatação do texto do sumário ABNTO título deve ser centralizado; a lista dos capítulos e subcapítulos deve ser alinhado à esquerda.Fonte Times New Roman ou Arial.Espaçamento entre linhas 1,5.Tamanho da fonte: 12.
Modelo de sumário ABNTAlinhamento: centralizado (título da página); à esquerda (lista)Fonte: Times New Roman ou Arial.Entrelinhamento: 1,5.Caracteres: letras maiúsculas (nos títulos); letra maiúscula na inicial (subtítulos e seções dos subtítulos)Destaque: negrito (nos títulos e nos subtítulos)Tamanho da fonte: 12.
Na aba “Referências”, clique em Sumário; Depois, selecione o “Sumário Automático 1” e seu sumário será gerado automaticamente. Verifique se ele segue todas as normas da ABNT com títulos em negrito e a formatação como no nosso exemplo.
Os anexos fazem parte dos elementos pós-textuais – aqueles que vêm depois da conclusão. São documentos, tabelas, ilustrações, reportagens e qualquer conteúdo produzido por fontes terceiras. Eles servem para comprovar e complementar tópicos abordados no desenvolvimento da pesquisa.