TRATAMENTO ATUAL Hoje, o remédio mais utilizado em todo o mundo na prevenção secundária de AVC é o ácido acetilsalicílico. Os pacientes que sofreram um AVC isquêmico fazem o uso contínuo e diário do remédio para evitar uma nova isquemia.
Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.
O AVC hemorrágico tem como causa, principalmente, a pressão alta descontrolada e a ruptura de um aneurisma.
“O AVC pode ser evitado com ações simples. Entre elas estão o controle da pressão arterial, do diabetes e do colesterol. Além disso, não fazer uso de cigarro, evitar o sedentarismo e conhecer a doença”, esclarece. E destaca que pessoas mais idosas, principalmente acima dos 60 anos, têm mais chances de ter um AVC.
Primeiros socorros para AVC
8 alimentos que ajudam a prevenir o AVC ou derrame cerebral
A diminuição da quantidade de sangue leva também à redução do fornecimento de oxigênio, o que acaba resultando na morte de células cerebrais, podendo conduzir a sequelas permanentes, como paralisia, dificuldade para falar ou alteração do pensamento, dependendo da região do cérebro afetada.
O AVC hemorrágico tem como causa, principalmente, a pressão alta descontrolada e a ruptura de um aneurisma. No entanto, também pode ser provocado por outros fatores, como: Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), que pode ser provocada por infecções a partir de doenças como sífilis, doença de Lyme, vasculite e tuberculose;
Mas é possível se prevenir de um AVC, já que a maioria dos fatores de risco para o quadro clínico pode ser evitada. "Quanto mais idade a pessoa tiver, maiores são as chances de derrame e, por isso, os cuidados devem ser redobrados", alerta o neurologista Maurício Hoshino.
A diferença do AVC hemorrágico para o AVC isquêmico é o que segundo decorre da obstrução de uma artéria, e não de seu rompimento. A hemorragia pode acontecer no interior do tecido cerebral (AVC hemorrágico intraparenquimatoso), que é o mais comum e responsável por 15% de todos os casos de AVC.
Como evitar: adotar uma alimentação mais saudável, com dieta rica em vegetais, frutas e carne magra, além de praticar atividade física, pelo menos, 3 vezes na semana e não fumar. Confira quais são as nossas dicas de hábitos para evitar doenças como AVC e infarto. 2. Pressão alta, colesterol e diabetes
Como melhorar a hospitalidade?
Como fazer lançamento de débito e crédito?
O que é maior centímetro ou milímetro?
Quais os fatores de uma decisão?
Quantos metros quadrados um cano de 100 suporta?
Qual é o significado de bipedismo?
Qual a versão mais forte do Flash?
O quê privativo do Enfermeiro?
Onde sua mãe vai ou aonde sua mãe vai?
O que significa a palavra renegada?
Onde foi a primeira olimpíada do mundo?