Além de seus laços com o câncer, os PFAS estão associados a danos no fígado e problemas de desenvolvimento. Nos Estados Unidos o FDA encontrou vestígios de PFAS em abacaxi e batata-doce. Também encontrou quantidades maiores desses químicos em carne, frutos do mar, leite com chocolate e bolo de chocolate.
Pode até parecer curioso, mas, assim como as panelas e as frigideiras, os tapetes ou carpetes também podem conter PFOA — nesse caso, aplicado como revestimento para proteger as superfícies.
Livre de riscos
Na onda verde, há panelas antiaderentes que não contêm PTFE e PFOA. Essas duas siglas representam compostos químicos utilizados na fabricação da maioria desse tipo de revestimento e frequentemente vão para a berlinda como possíveis ameaças à saúde.
Revestimento cerâmico: já as panelas com antiaderente cerâmico são mais saudáveis quando comparadas à alternativa anteriores, pois não possuem PFOA e PTFE em sua composição. Panelas com este revestimento não grudam os alimentos, são fáceis de lavar e distribuem o calor uniformemente.
Onde estes contaminantes emergentes podem ser encontradosUsado como antiaderente em panelas (Teflon);Produtos de embalagens de papel para alimentos;Roupas e outros produtos à prova d água;Tecidos resistentes a manchas e carpetes;Alguns cosméticos;Galvanoplastia de cromo;
26 curiosidades que você vai gostar
7 – Panela de cerâmica é uma panela boa para a saúde
Sendo 100% de cerâmica natural, é uma excelente opção por não transmitir componentes tóxicos à saúde. Há opções em que as panelas possuem um revestimento de cerâmica, mas são de alumínio.
É devido à presença do PFOA que o teflon é considerado o grande vilão quando o assunto são panelas, já que a substância está associada a um maior risco de câncer. Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada.
PFOA é ácido perfluorooctanoico, uma substância que a DuPont passou a comprar e usar em grande quantidade a partir de 1951 (não confundir com PTFE, que é o Teflon em si). Ela servia para dar estabilidade ao processo de polimerização e formação do Teflon.
Teflon antiaderente
Embora este tipo de panelas seja conhecido por poder causar problemas de saúde, se estiverem danificadas, a FDA afirma que não causam qualquer problema para a saúde, mesmo que o teflon seja acidentalmente ingerido.
Além disso, devido a essa resistência maior e pelo fato de serem mais grossas, as panelas de alumínio fundido apresentam uma durabilidade maior também. Para completar, a panela de alumínio fundido grosso ainda faz com que os alimentos não queimem com facilidade.
Já o revestimento de Starflon tem vários subníveis, de acordo com a sua resistência. É, portanto, muito usado na fabricação de panelas, sendo livre de Ácido Perfluorooctanóico (PFOA), que é o produto usado para colar o Teflon e que também pode ser tóxico.
Starflon: é uma inovação da Tramontina em produtos com antiaderente. Sua fórmula aumenta o poder de antiaderência e de resistência à abrasão, formando uma combinação perfeita para dar maior qualidade e durabilidade nos revestimentos dos produtos que levarem um desses selos Starflon T1, Starflon T3 ou Starflon T5.
Os alimentos podem estar cheios de químicos per e polifluoroalquílicos, ou PFAS! Qual o problema? El. O manual da alimentação saudável diz a você para: consumir menos itens processados, evitar o açúcar e manter suas refeições equilibradas.
O teflon também é encontrado em panelas antiaderentes.
Alumínio duro anodizado é outra alternativa para o revestimento de teflon. Em vez de ser revestido, o alumínio passa por um processo chamado de anodização. Após esse, as panelas de alumínio ficam resistentes a arranhões, antiaderentes e livres de produtos químicos.
Entre T1 e T3 desenvolvemos o Starflon Excellent, o qual o antiaderente é 5x mais durável, em comparação ao Starflon Max. O Starflon T3 passou por uma melhoria e agora é chamado de Starflon Premium, o qual o antiaderente é 10x mais durável, em comparação ao Starflon Max.
Quando o assunto é resistência da superfície antiaderente, sem dúvida, a melhor opção é a panela de cerâmica, pois ela tem a vantagem de resistir muito bem a arranhões. Por outro lado, elas não são tão resistentes à queda quanto as de teflon.
1 – Titânio
A panela de titânio não faz mal à saúde! O titânio é um material leve e resistente, o que garante a qualidade e a durabilidade da panela. Uma panela feita de titânio não libera resíduos na comida, então não oferece riscos à saúde. Esse tipo de panela é ideal para fritar e grelhar alimentos com pouco óleo.
No começo dos anos 1920, a DuPont começou a fabricar gasolina com chumbo em seu parque industrial às margens do Rio Delaware. O processo de fabricação não apenas espalhava chumbo pelo solo – onde boa parte permanece até hoje – mas também envenenava muitos trabalhadores.
Isso acontece devido a propriedade antiaderente do Teflon®. A cadeia polimérica do PTFE é formada por átomos de carbono e flúor como se fosse um fio recoberto.
As panelas mais perigosas para a saúde são as de alumínio, teflon arranhado, antigas de cerâmica ou esmaltadas. Elas liberam metais pesados, entre eles alumínio, cádmio e chumbo.
Sob o ponto de vista da saúde, a única panela considerada por todos os especialistas como 100% segura, que nunca libera metal ou outro resíduo nos alimentos, é a de vidro.
Titânio: são altamente resistentes no uso diário e não liberam substâncias tóxicas. Antiaderentes, elas dispensam o uso de gordura. Pedra sabão: essas panelas têm longa durabilidade e não alteram o sabor dos alimentos, além de serem fáceis de lavar.
Panelas de vidro
É considerado o melhor tipo de panela por não transferir nenhum material para a comida. O material também é super fácil de limpar e não se desgasta com o tempo.
Quais as vantagens de um forno elétrico?
Qual é a melhor praia de Porto de Galinhas?
Como usar soda cáustica Indaiá?
Como se faz uma reta paralela?
Como queimar gordura com limão?
Quando é necessário alvará do Corpo de Bombeiros?
O que é planta de cobertura arquitetura?
Como fazer um memorial descritivo para usucapião?
Qual a estrutura geológica não é encontrada no Brasil?
Como se escreve o algarismo 700?
Como fazer para conseguir o Bolsa Família?
Quais os critérios para determinar os itens circulantes e não circulantes no Balanço Patrimonial?
Como aplicar a filosofia lean?