Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.
O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.
Para endurecer e ser usado em construções, esse cimento precisa receber água, formando Uma pasta. ... Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.
Caso essa mistura seja muito demorada, o concreto perde a trabalhabilidade, sofre segregação e não fica uniforme; se for rápida demais, a mistura fica mal feita, a massa aquece e as reações do cimento são aceleradas.
Para fazê-la, é preciso colocar a areia na masseira, e então misturar o cimento. Os ingredientes devem ser unidos primeiro sem a água. Se o responsável pela obra indicar, é possível acrescentar o cal nas proporções adequadas à construção. Assim que tudo estiver bem misturado, é preciso acrescentar a água.
38 curiosidades que você vai gostar
Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente. Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2.
As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações.
– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. ... Após isso, adiciona-se ao clínquer gesso, escória, que é o resíduo produzido durante a fundição do ferro, e calcário. Efetua-se nova moagem até obter um pó bem fino, o cimento”.
Por isso, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos, ou pelo menos separado deles.
As etapas de mineração e produção do cimento, pode ser dividido em 12 fases principais:Extração do calcário e argila.Britagem.Pré-homogeneização.Dosagem.Moagem da farinha crua.Homogeneização.Fornos.Resfriamento.
É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.
O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C. ... Esse material é, então, introduzido em um forno rotativo onde é aquecido até uma temperatura de 1450 °C, momento em que ocorre a clinquerização.
Argamassa | Portal do Concreto. Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.
As plantas de fabricação de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, dos quais se destacam dio- xinas e metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio e cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados.
Votomassa Colante Branca ACIII atende os requisitos de classificação AC III de acordo com a NBR 14081/2004. Votomassa Colante Branca ACIII é uma argamassa colante composta de cimento Portland branco, agregados de granulometria controlada e aditivos químicos.
COMPOSIÇÃO: Cimento Portland, agregados minerais selecionados, aditivos especiais não tóxicos. ESPECIFICAÇÃO: Atende às especificações da Norma Técnica Brasileira como AC-II – NBR 14081 – Argamassa Colante Industrializada para Assentamento de Placas Cerâmicas – Especificação.
A cura de concretos e argamassas, de acordo com Ungericht e Piovesan (2011), é um processo técnico utilizado para desacelerar a evaporação da água de amassamento e permitir a completa hidratação do cimento.
SIGNIFICADO DE CLÍNQUER
O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.
Etapas da fabricação
Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.
Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.
Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento é um dos principais materiais utilizados numa obra. Ele pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. As principais matérias-primas do cimento são calcário, argila e gesso.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa. Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.
Quando a companheira entra como herdeira?
Como é feita a escolha de um perito?
Porque o pão cresce quando é adicionado fermento?
Quais são os componentes dos custos industriais?
Quais são as dimensões do projeto ético-político do Serviço Social?
Como fazer um banho para atrair mulheres?
Quantas UPAs existem no Rio de Janeiro?
Qual o celular que pega Wi-Fi 5ghz?
Quais temas podemos abordar na dança?
Que substância há no abacaxi capaz de amaciar a carne?
Qual é o estado mais visitado do Brasil?
O que é o estágio das primeiras combinações?
Quais das seguintes opções se aplicam a uma instrução Fónica?
Qual foi o motivo da morte de Davi?