Com o objetivo de possibilitar o crescimento econômico, em 1943, o governo federal desassociou o Amapá do Pará, transformando-o em território federal. No entanto, somente com a Constituição de 1988, o Amapá se tornou um Estado e a cidade de Macapá escolhida como capital.
DECRETO-LEI Nº 5.839, DE 21 DE SETEMBRO DE 1943. Dispõe sobre a administração dos Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú.
Atualmente o Brasil não tem nenhum território federal pois com a Constituição Cidadã de 1988 foram abolidos os últimos três existente: Roraima e Amapá tornaram-se unidades da federação, assim como Rondônia que se tornou um Estado em 1982, e Fernando de Noronha passou a integrar o estado de Pernambuco.
O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988, quando a atual Constituição Federal o elevou a estado da Federação.
A área onde se situa o Amapá, no entanto, teve sua primeira ocupação por parte dos colonizadores portugueses ainda no século XVII. Entre o final do século XVII e o século seguinte, a capitania foi alvo de disputas entre ingleses, holandeses e franceses pela posse do território, que não saiu dos domínios portugueses.
Histórico. O primeiro Território administrado diretamente pelo governo central foi criado pelo Decreto nº 1.181, de 25 de fevereiro de 1904, na presidência de Rodrigues Alves (1902-1906) denominado de Território do Acre.
13 de setembro de 1943
Foi dentro de uma atmosfera de otimismo nacionalista e de centralização po- lítica que os novos Territórios Federais (Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã e Iguaçu) foram criados em 13 de setembro de 1943.
de 1988
História do Amapá O Amapá tornou-se oficialmente um estado no ano de 1988, quando adquiriu autonomia a partir das disposições estabelecidas pela nova Constituição Federal, promulgada naquele mesmo ano.
São Paulo, Brasília e minas .
Os territórios federais integram diretamente à União, sem pertencerem a qualquer Estado, e podem surgir da divisão de um Estado ou desmembramento, dele exigindo-se aprovação popular através de plebiscito e lei complementar. ... Os Territórios não possuem Senadores pois não são Entes Federativos, estando vinculados à União.
Apenas em 1° de janeiro de 1900, por meio da Comissão de Arbitragem, o então presidente da Suíça pediu a incorporação definitiva do Amapá ao território brasileiro. Com o objetivo de possibilitar o crescimento econômico, em 1943, o governo federal desassociou o Amapá do Pará, transformando-o em território federal.
O Amapá fica situado no extremo norte do Brasil. O Estado faz fronteira com o Estado do Pará, Suriname e Guiana Francesa. O território que corresponde ao Amapá pertencia aos espanhóis, de acordo com o T ratado de Tordesilhas. Entretanto, em 1637, a área foi doada ao português Bento Perente e recebeu o nome de Costa do Cabo Norte.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o território correspondente ao Amapá era colonizado pelos espanhóis. Porém, a área foi doada ao português Bento Parente em 1637. Entretanto, ao longo da história do Amapá, o estado sofreu invasões de países que tinham interesse em colonizar a região.
Os primeiros habitantes do atual Amapá eram indígenas das etnias waiãpi, palikur, maracá-cunani e tucuju, incluídos nos troncos linguísticos aruaque e caribe.
Como verificar se o seu sistema Windows está atualizado?
Como colocar o suporte fixo para TV?
O que faz inflamar o tendão de Aquiles?
Como saber se o Wii U e desbloqueado?
Como imprimir sem borda Corel Draw?
Como ver se o Xiaomi é original?
O que é formato PDF pesquisável?
O que dar para bebê com gripe?
Como saber qual o desbloqueio do Xbox 360 Super Slim?
Como saber se o meu Xbox 360 e o original?
Como saber se meu Windows está no SSD?
Como fazer Etiquetas com vários nomes diferentes no Word?
Como sincronizar filme na Netflix?
Como faço para simplificar os radicais?
Como simplificar um número com expoente?