I-Shift é a linha de caixas de câmbio automatizadas da Volvo Caminhões projetadas para tornar a condução mais fácil, segura e confortável. Todas as trocas de marcha ocorrem no momento ideal e automaticamente. Uma variedade de pacotes de software permite que você adapte a I-Shift às suas necessidades.
Disponível com 12 marchas mais quatro a ré, a sexta geração do i-Shift traz ainda novidades com mais duas opções alternativas para as linhas FH, FMX e FM com peso bruto total de até 300 toneladas: a primeira com 13 marchas e uma opção de super reduzida, que privilegia o arranque em condições mais adversas, seja em ...
O I-Shift é o sistema de troca de marchas mais moderno do mercado de caminhões. A caixa de câmbio é controlada por softwares e permite que o motorista dirija com segurança, conforto e economize combustível. A transmissão eletrônica escolhe a marcha certa baseada nas condições da estrada e da carga transportada.
A I-Shift chegou ao Brasil em 2003, ainda importada da Suécia, como item opcional. O País foi o segundo, após a Suécia, a receber a transmissão, tamanha a importância do mercado brasileiro para a Volvo. Quem estreou a caixa automatizada em caminhões no Brasil foi a Scania, em 2001, com a introdução da Opticruise.
A transmissão apresenta uma engrenagem de arranque muito potente, conhecida como a marcha crawler, a qual possibilita uma dirigibilidade rentável com baixo consumo de combustível. A transmissão também possui sistema pneumático de troca de marchas.
O câmbio I-Shift, como é denominado na linha Volvo, funciona como o câmbio automático dos veículos linha leve. Nos veículos com essa tecnologia, o motorista não precisa trocar de marcha, embora haja essa possibilidade mesmo não possuindo o pedal de embreagem.
Tem os mesmos componentes do tradicional câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. A diferença é que existem ainda sensores que analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores. Eles são responsáveis por fazer as mudanças de marchas automaticamente.
Automático: O câmbio automático funciona apenas com peças projetadas especialmente para sua função, fazendo com que suas peças fiquem mais caras. Ela conta com dispositivos hidráulicos, módulo eletrônico e conversor de torque.
O câmbio manual é o mais conhecido, no qual é usada uma embreagem e uma alavanca para selecionar a marcha desejada. Já na versão automática, cabe ao motorista apenas selecionar entre neutro, movimento para frente ou movimento para trás. Esse modelo é bem confortável, mas os custos de manutenção são maiores.
Introduzida na gama do compacto a partir de 1986, a opção com câmbio automático vendeu pouco e hoje é uma das configurações mais difíceis de encontrar. O próprio Luz só soube da existência dela em 2014, quando um amigo veio lhe mostrar o sedã que havia acabado de comprar. ?
Como saber se o ventilador de teto e forte?
O que deve ser feito para testar o funcionamento do servidor DHCP na máquina cliente?
Como saber se o vinho é vegano?
Quem retirou o útero precisa fazer reposição hormonal?
Como escolher altura travesseiro?
Quais são os ácidos Hidrácidos?
O que precisa para cancelar um processo de transferência de veículo?
Quando o vômito entra no pulmão?
Qual a imagem utilizada pela sociedade para identificar a enfermeira?
Como saber se o óculos combina com você?
Como saber se seu visto canadense foi aprovado?
Onde ver o número da etiqueta do vale postal?
O que acontece quando o óleo do motor fica velho?
Como tratar íngua no cachorro?
Como tá o grupo do Inter na Libertadores?
Como Victor Meirelles iniciou sua carreira artística?