A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.
Ironia significa simulação. É a capacidade que permite a simulação subtil de dizer uma coisa pensando em outra. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio. É a ação de dizer uma coisa com o fim de fazer entender outra coisa que é geralmente o seu contrário.
Ou seja, quando aquele que está sendo irônico diz algo, mas com outro significado. Ou, então, quando o significado literal das palavras faladas é oposto ao que se pretendia expressar.
O sarcasmo é caracterizado por ter o objetivo de desprezar, ofender ou zombar de algo ou alguém. Consiste num tipo de ironia insultuosa. Já a ironia é mais moderada, não tendo como propósito o teor zombatório do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa.
O que é Sarcástico:
Sarcástico é um adjetivo masculino que qualifica um indivíduo que revela sarcasmo, significa pessoa irônica, satírica ou zombeteira.
27 curiosidades que você vai gostar
Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”. O curioso é que essa palavra já foi usada, antigamente, para referir-se à ignorância ou desconhecimento sobre algo.
Pessoas com a síndrome de Asperger têm dificuldade para compreender o significado de sinais indiretos, como alterações do tom da voz, de expressões faciais, gestos corporais, ironias ou sarcasmo, portanto só conseguem entender o que foi dito de forma literal.
A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas.
Existem basicamente três tipos de ironia:oral ou verbal;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) dramática, teatral ou satírica;de situação.
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga
A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Ironia verbal
Diz respeito ao discurso irônico, isto é, ao ato de falar-se ou representar-se algo querendo, na verdade, remeter-se ao seu inverso. Costuma ocorrer de maneira proposital, mas não necessariamente será percebida pelo interlocutor.
Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.
Segue abaixo lista das principais onomatopeias:Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo)Tic-tac: som do relógio.Toc-toc: som de bater na porta.Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.Buááá: ruído de choro.Atchim: barulho de espirro.Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina.
Fale calmamente, relaxado e, ao mesmo tempo, com clareza e firmeza. Isso irá desencorajar seu interlocutor e privá-lo da oportunidade de jogar com suas emoções. Exemplo: o funcionário não tem troco e responde com raiva e mau humor. Não se rebaixe ao nível de emoções da mesma maneira.
O silêncio é uma elegante forma de responder a quem não merece o seu tempo, nem sua atenção. "Responder com ironia é um argumento vácuo dos tolos". A ironia é a resposta mais adequada para o tolo. As vezes a frieza é a melhor saída, a melhor resposta, a indiferença as vezes faz bem, e a ironia é a melhor defesa!
O “debochado” sente, ou até mesmo sabe, que está sendo atacado, mas a dissimulação do debochador deixa-o confuso, sem saber como proceder, e até mesmo paralisado.
A incapacidade de compreender sarcasmo também tem sido associada a danos cerebrais – especificamente, danos no lobo pré-frontal de uma pessoa. ... Os pesquisadores descobriram, ainda, que a incapacidade de entender sarcasmo tem outros efeitos também.
Portadores da síndrome de Asperger não têm problemas em pensar sobre como as coisas funcionam, mas têm grande dificuldade em entender como as pessoas funcionam. Os problemas de pensamento vistos na síndrome incluem: Não ter consciência dos sentimentos alheios.
Diferença entre autismo e Asperger é o grau dentro do espectro autista. Como a Síndrome de Asperger apresenta sintomas mais leves, o diagnóstico costumava ser mais tardio que do autismo. Geralmente, começava-se notar que a criança não interagia do modo esperado apenas na fase escolar.
Que se vale da zombaria, de deboche insultuoso para expressar alguma coisa: comentário sarcástico. Que exprime, demonstra e utiliza sarcasmo, ironia: discurso sarcástico. Etimologia (origem da palavra sarcástico).
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.
Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:paradoxo verídico.paradoxo condicional.paradoxo falsídico.
Exemplos de personificação
"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão dizer para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.
Como transformar um Blusao em cropped?
É possível converter aposentadoria por invalidez em aposentadoria por idade?
Qual as vantagens da pecuária intensiva?
Como corrigir sobrancelha esfumada?
Quem pode participar do Nossa Bolsa?
Como o carbono se transforma em diamante?
Quais são os 3 formatos para jogar críquete?
Como converte as unidades de medidas?
Como converter uma string em int PHP?
Como fazer as atividades do AVA?
Como oxigenar a pele do rosto?
Quanto tempo portabilidade Claro?
Qual a regra para a paternidade biológica?
Como funciona a portabilidade da previdência privada?
O que fazer para tirar o preto do prata?
Como funciona o ganho no Forex?
Como calcular a média do histórico escolar faculdade?
Como usar a parafina ativadora?