As regiões intermediárias, por sua vez, são agrupamentos de regiões imediatas que são articuladas através da influência de uma metrópole, capital regional ou centro urbano representativo dentro do conjunto.
Índice
Nesse sentido, o termo “Sertão”, que era empregado como divisão político-administrativa, passa a ter um caráter mais cultural, podendo ser associado, geograficamente, ao polígono do Semiárido Brasileiro.
As Regiões Geográficas Intermediárias organizam o território, articulando as Regiões Geográficas Imediatas por meio de um polo de hierarquia superior diferenciado a partir dos fluxos de gestão privado e público e da existência de funções urbanas de maior complexidade.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Termo. O termo é constituído por uma palavra ou por um grupo de palavras. O termo é a menor unidade de representação do conceito e, como tal, indivisível na indexação e nos tesauros. ... Diferentemente da palavra, o termo tem seu significado assegurado, mesmo fora de contexto, ou seja, isoladamente.
O manto terrestre representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo da crosta terrestre.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
“A Região Geográfica imediata é aquela do dia-a-dia, cotidiana. Já a intermediária responde pelos serviços mais complexos, mais ocasionais, e também mostra uma articulação na cidade em outro nível, também do ponto de vista da gestão, não apenas de deslocamento das pessoas e consumo”.
As Regiões Geográficas Imediatas, que tem como referência a rede urbana, são estruturadas a partir de centros urbanos próximos para suprir necessidades imediatas das populações (compras de bens de consumo, emprego, serviços de saúde, educação e prestação de serviços públicos, etc.).
Ao longo do século XX, foram elaboradas 4 divisões regionais principais: Zonas Fisiográficas (1942), Microrregiões e Mesorregiões Homogêneas (19) e Mesorregiões e Microrregiões Geográficas (1989). Dessa forma, a divisão regional do Brasil não passa por atualizações significativas em quase 3 décadas, sendo assim necessário rever suas ...
Este post traz alguns dos principais apontamentos da nova divisão regional estabelecida. De acordo com a página da publicação, historicamente, a divisão regional do Brasil tem sido proposta e atualizada pelo IBGE desde a década de 1940, que, à época, visava a integração do território nacional.
Nas décadas seguintes, associada ao conceito de planejamento como ferramenta de suporte ao desenvolvimento urbano e regional, foram criadas novas divisões regionais, mais detalhadas e baseadas no agrupamento de municípios.
Como saber se a lente do óculos de sol é boa?
Como atualizar o Windows pelo ISO?
Quais são as estruturas básicas do projeto?
Onde encontrar textos Dissertativos-argumentativos?
Qual a duração das penas restritivas?
Como funcionam as feiras medievais?
Qual é a desvantagem do plástico?
Como deixar a voz mais bonita no WhatsApp?
Quanto ganha um atleta paralímpico medalha de ouro?
Porque bebê de 3 meses acorda muito à noite?
Quem são os pais de Regina Duarte?
O que fazer para melhorar luxação no tornozelo?
Quanto tempo dura o efeito do MD?
Como fazer lembrete no whatsapp?