2 2280 PCIe gen3 NVMe x4” é nada mais do que uma forma condensada de escrever “armazenamento SSD com interface M. 2 com tamanho 22 mm por 80 mm e protocolo NVMe que utiliza 4 linhas do barramento PCI Express de terceira geração”. Ou, em termos populares: “SSD muito, mas muito rápido”.
NVMe ou Non-Volatile Memory Express é um meio super-rápido de acessar a memória não volátil. Ele pode ser cerca de 2 a 7 vezes mais rápido do que SSDs SATA. NVMe foi projetado para ter até 64.000 filas de E/S, cada uma capaz de 64.000 comandos ao mesmo tempo!
As SSDs PCIe são unidades de estado sólido que não usam a interface do chipset SATA de placas-mãe para a comunicação entre a SSD e o sistema de arquivos do Windows. Elas têm seu próprio controlador de armazenamento integrado, algo que não deve ser confundido com o chip do controlador SSD padrão que todas as SSDs usam.
A PCIe 4.0 (a versão atual) oferece até 32 pistas e pode, em teoria, transferir dados até 64.000 MB/s em comparação ao limite de especificação de 600 MB/s da SATA III. A especificação NVMe também permite 65535 filas de comando, podendo ter até 65536 comandos por fila.
Aliás, essa diferenciação entre conector e protocolo é o que acaba confundindo o usuário, já que o SATA M. 2, por exemplo, usa um conector próprio, mas pode trabalhar tanto com SATA quanto PCI Express. NVMe, por outro lado, não é um conector, mas uma especificação de acesso criado especificamente para SSDs.
38 curiosidades que você vai gostar
A interface e drivers de comunicação entre NVMe e SATA são completamente diferentes já que SATA usa drives AHCI que são projetados para drives de disco rígido (HDD) com tecnologia spinning, enquanto o driver NVMe é projetado especificamente para SSDs com tecnologia flash.
Para tirar a dúvida, é só procurar pelo modelo na internet e checar se há compatibilidade com o padrão NVMe. O Sata já é um padrão comum, até das placas-mãe mais antigas. Contudo, já não é mais suficiente em relação ao que pode ser aproveitado no SSD.
Padrão NVMe oferece maior velocidade e design mais compacto para os SSDs. Um SSD M. 2 NVMe pode ser uma ótima opção para expandir o armazenamento em notebooks. Componentes do tipo oferecem ganho considerável de performance em relação aos HDs convencionais, por exemplo, e também são interessantes para desktops.
Existem modelos de 30, 42, 60, 80 e 110 milímetros de comprimento (a largura é sempre de 22 mm). Por isso, você encontra no mercado versões como 2230 ou 2280 de um mesmo SSD.
A interface SATA Express usa o protocolo PCIe para atingir as velocidades. Apesar das diferenças físicas, é possível ligar um dispositivo SATA mais antigo em uma porta Express, assim como um HD externo USB 3.0 funciona com uma porta USB 2.0: a única diferença acaba sendo a velocidade de operação, que fica mais baixa.
O PCI Express é um tipo de conexão que permite que diversos dispositivos sejam conectados ao computador. O termo é uma abreviação para Peripheral Component Interconnect Express e também pode ser encontrado como PCIe ou PCI-E.
PCI Express 4.0 ou, simplesmente, PCIe 4.0 é a quarta geração do padrão responsável pela comunicação entre a placa-mãe e a placa de vídeo. A tecnologia, que deve começar a chegar ao consumidor ainda neste ano, é a substituta dos chamados barramentos PCIe de terceira geração.
Você deve sempre ler as informações do fabricante do computador / placa-mãe para confirmar quais comprimentos são suportados, mas muitas placas-mãe irão suportar 2260, 2280 e 22110. Muitas placas-mãe irão fornecer múltiplos parafusos de retenção para compensação, permitindo que um usuário prenda um SSD M.
A principal diferença entre um SSD M. 2 NVMe e SATA está na tecnologia de interface e níveis de desempenho. Um SSD M. 2 SATA ainda usa a tecnologia de interface com base em SATA que não melhora sua velocidade e desempenho a menos que seja um SSD M.
O termo M. 2, também conhecido como Next Generation Form Factor (NGFF), se refere a uma conexão interna que se aplica a diferentes tipos de placas adicionais, como Wi-Fi, Bluetooth, navegação por satélites, entre outros. A conexão M. 2 também possui algumas especificações exclusivas para unidades de SSD.
Para inserir sua unidade de estado sólido NVMe PCIe Crucial, segure-a com cuidado pelas laterais. Não toque nos pinos dourados do conector. Alinhe os cortes da unidade de estado sólido aos sulcos do slot PCIe e insira-a a um ângulo de 30 graus. Não force a conexão.
Em geral:2 que usam barramento SATA apresentam desempenho semelhante a SSDs que usam conector SATA, mas são menores.2 que usam barramento PCIe são mais rápidos do que os SSD M. 2 que usam barramento SATA.2 de chave M que usam barramento PCIe são mais rápidos do que os SSD M. 2 de chave B que usam barramento PCIe.
Verifique a página do produto de seu computador para ver se existe um slot M. 2 instalado. Em seguida, você precisa ver se sua placa-mãe suporta SSDs NVMe. Algumas placas-mãe compatíveis nem sempre se referem a eles como NVMe.
Embora o padrão M. 2 use o mesmo slot de 22 milímetros para todas as placas, ele não é necessariamente o mesmo slot em todos os casos.
A memória não volátil expressa (NVMe, Non-Volatile Memory express) é um protocolo de transferência para acessar dados rapidamente usando dispositivos de armazenamento de memória flash, como unidades de estado sólido (SSDs, Solid-State Drives), por um barramento interconector de componentes periféricos express (PCIe, ...
SSDs no formato M. 2 suportam utilizar tanto a interface SATA quanto a PCI-Express para transferir arquivos, trazendo maior suporte e flexibilidade para a tecnologia. Outra vantagem do padrão é suportar maiores capacidades de armazenamento.
O SSD M. 2 possibilita velocidades muito maiores mesmo em relação aos SSDs mSATA (que já são cerca de dez vezes mais rápidos do que os HDs). É possível atingir 5000 MB/s com as unidades mais modernas, baseadas no protocolo NVMe.
Não há nenhum método via software que seja confiável para avisar ao usuário sobre a existência de slot M. 2 em seu notebook. A única forma de descobrir se sua máquina possui a interface é por meio do manual ou abrindo o computador para verificar a placa-mãe.
Além disso, se você optar por um SSD SATA, com certeza a placa mãe do seu notebook será compatível com ele. Porém, no caso dos SSD NVMe, nem toda placa mãe será compatível, então é preciso verificar antes essa compatibilidade. Por fim, o SSD NVMe ainda vai ocupar uma porta PCI-e do seu notebook.
O que é um correspondente de banco?
O que é um tratamento de peeling?
É bom comer banana junto com o almoço?
Quais os conhecimentos mais importantes que um técnico em finanças deve ter?
O que é um argumento conjuntivo?
Como aliviar dor de gastrite rápido?
Sou que faço ou sou eu quem faço?
Como forçar a inicialização do notebook?
Tem como recuperar dinheiro transferido para conta errada?
O que comer antes de uma aula de hidroginástica?
Quanto custa para passar um imóvel para meu nome 2020?
Quais são os três tipos de ballet?
Como é feito o pagamento por transferência bancária?
Precisa de jejum para TGO TGP?
Quanto tempo deixar o descolorante no cabelo para ficar platinado?