Pesquisadores contam que a presença do guarda-chuva na dança do frevo está relacionada a uma expressão de ataque e defesa, um sentido de arma.
A sombrinha teria sido utilizada como arma pelos capoeiristas, à semelhança dos símbolos dos clubes e de outros objetos como a bengala. De início, era o guarda-chuvas comum, geralmente velho e esfarrapado, hoje estilizado, pequeno para facilitar a dança, e colorido para embelezar a coreografia.
frevo "A sombrinha começou a ser usada pelos 'capoeiras', homens que acompanhavam as saídas das bandas militares no Carnaval do Recife no fim do século 19. Esses objetos eram usados como arma de ataque e defesa e o frevo, como dança, surgiu a partir desses homens pobres e taxados de violentos.
As sombrinhas coloridas são o símbolo do frevo, dança típica de Pernambuco. A palavra “frevo” vem de “fervura”. A ideia dessa dança é fazer o povo “ferver” ao som da música.
O guarda-chuva é um símbolo tradicional indiana da riqueza e status, assim como qualquer capacidade de proteger -se do mau tempo. ... Além disso, a simbologia de ser capaz de proteger -se do calor escaldante , representa proteção contra o sofrimento espiritual e outras outras forças nocivas.
A sombrinha tem em sua origem os tradicionais guarda-chuvas, utilizados de forma rotineira no dia a dia dos recifenses do início do século 20, como forma de se proteger do sol. Já nos anos 30, era comum orquestras de frevo passaram pelas ruas e, quem estivesse transitando, se juntava aos músicos e caía no passo.
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.
Os passistas, como são chamados os dançarinos do frevo, usam roupas bastante coloridas também.
Tambor de crioula – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aprenda diferenças entre os três tipos de frevo: canção, de rua e...
Partes de um guarda-chuva Guarda-chuva , chamado ainda de sombrinha , é um objeto usado para proteção contra sol e chuvas que consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico .
O contexto histórico em que essa expressão cultural despontou era igualmente frenético em termos políticos e sociais. Vivia-se o pós-abolicionismo, enquanto surgia uma nova classe operária. Por possuir um grande valor cultural, dia 09 de fevereiro é comemorado o Dia do Frevo. figurinos coloridos e o utilização de pequenas sombrinhas.
Durante a Idade Média o guarda-chuva desapareceu, apenas voltando a reaparecer por altura da Renascença, apesar do seu uso ser muito limitado, ao que também não seria estranho o facto de serem feitos em couro e com pesados cabos de madeira, podendo chegar aos 2 kg de peso.
Características do Frevo 1 presença de música e dança; 2 música tocada por instrumentos de sopro; 3 ritmo acelerado; 4 movimentos acrobáticos; 5 inserção de elementos de outras danças folclóricas; 6 inserção de elementos da capoeira; 7 figurinos coloridos e o utilização de pequenas sombrinhas. More ...
Quais as três modalidades de planejamento escolar?
Como é formado o Ministério Público?
Porque a carne do churrasco fica seca?
Qual a diferença entre pegar e pega?
Como funciona a broca do dentista?
Como se revoga uma lei complementar?
Como saber se o problema de internet ou o roteador?
Como se deve tomar a geleia real?
O que é preciso para ser chefe de gabinete?
Quem deve figurar no polo passivo da ação de embargos de terceiro?
Qual a diferença entre um gráfico e uma tabela?
Quem é e qual o papel do profissional intérprete de Libras?
Quantas gotas de Rivotril equivale a 0 25?
Qual melhor posição para dormir quem tem adenoide?