Kouros (em grego: κοῦρος , "jovem", "rapaz"; pl.: kouroi) designa um tipo de estátua da Grécia Antiga, representando um jovem do sexo masculino. ... Kouroi são produzidos desde o século VIII a.C. até à implementação do chamado estilo rigoroso em cerca de 480 a.C., que precede o período clássico.
Esse tipo de estátua é chamado Kouros, palavra grega que significa homem jovem, simboliza o deus da juventude e da plenitude. A versão feminina é chamada de Koré, representam jovens virgens, graciosas e encantadoras, com longas túnicas pregueadas, que eram pintadas cde cores vivas, luminosas e cintilantes.
As primeiras esculturas gregas tiveram influências da arte egípcia. Estas eram esculpidas em mármore; possuíam estrutura rígida e uma simétrica idealizada da natureza do corpo humano, representada pelo padrão kouros (homem jovem), mais rígido.
A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. ... O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição.
Dos povos da antiguidade, os que apresentaram uma produção cultural mais livre foram os gregos, que valorizaram especialmente as ações humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo. Assim, o conhecimento, através da razão, esteve sempre acima da fé em divindades.
44 curiosidades que você vai gostar
Umas das mais interessantes características da arte grega é a preocupação em se pensar e retratar as ações humanas. Com isso, vemos que os gregos estabelecem a exploração de temáticas que singularizam o aparecimento do homem nas artes.
Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.
Para a arte grega, o homem era o ser mais importante e deveria ser retrato à sua imagem e semelhança. Esses conceitos artísticos são fundamentais e fazem parte da formação de artistas até os dias de hoje.
A Grande Ideia (em grego moderno: Μεγάλη Ιδέα, transl. Megáli Idea) foi a expressão do sentimento nacional e depois do nacionalismo grego nos séculos XIX e XX. Visava unir todos os gregos num só Estado-nação com a sua capital estabelecida em Constantinopla (Istambul), evocando o antigo Império Bizantino.
O grego desconhecia o pudor físico, o corpo era uma prova da criatividade dos deuses, era para ser exibido, adestrado, treinado, perfumado e referenciado, pronto a arrancar olhares de admiração e inveja dos demais mortais. Mas não se tratava apenas de narcisismo, de paixão desmedida por si mesmo.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) introduziu uma idéia-chave – a da simetria. Ela tanto podia ser entendida de uma forma estrita, em que os lados opostos de uma figura dividida por um eixo central são exatamente iguais, quanto num sentido amplo, de proporção e equilíbrio entre as partes.
Ela pode ser definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que as partes são exatamente iguais. Se traçarmos uma linha reta dividindo ao meio uma figura e as duas partes, quando colocadas uma sobre a outra, forem iguais, podemos dizer que a figura é simétrica.
Alguns documentos pesquisados por Curtis sugeriam que os braços da escultura teriam sido arrancados durante uma batalha entre os marinheiros franceses e moradores da Ilha. Georgy descobriu com facilidade que as batalhas não passavam de fantasia, e que na verdade a Vênus não tinha os braços quando foi achada.
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.
Os principais estilos da arquitetura grega são as ordens Dórica, Jônica e Coríntia. A diferenciação mais marcante está na ornamentação das colunas.
Os escultores gregos buscavam representar a figura humana de forma real, inserindo nas obras todos os traços do corpo humano. Também nessa fase, as esculturas eram muito utilizadas para homenagear os atletas, soldados e heróis que foram mortos no campo de batalha.
Portanto, o que unia os gregos no período da Grécia Antiga eram a sua cultura, nomeada helenística por esse povo também ser conhecido por helenos, a sua religião politeísta, o fato de possuírem mesma descendência e também a mesma identificação cultural e por fim, por partilharem a mesma língua oral e escrita.
Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). A principal característica da civilização grega é sem dúvida a cidadania.
A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. ... O teatro era muito apreciado na Grécia Antiga.
Os artistas gregos mostravam situações cotidianas e fatos históricos. Politeístas, também retratavam figuras de deuses e seres mitológicos em suas obras. Entretanto, vale ressaltar que a arte grega foi a primeira a valorizar o ser humano em si.
A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Aqueus, Jônios, Dórios e Eólios foram os nomes dados às formações do povo grego no século XII a.C. No entanto, com o passar dos tempos, a mesma cultura começou a ser compartilhada por esses povos.
Valores como os do movimento cívico, planeamento urbanístico, modelos de templo, instrumentos científicos e desenvolvimento da filosofia, são marcos que nenhuma outra civilização pode ser responsabilizada. ... Outro dos grandes valores deixados pelos Gregos que perdura até aos nossos dias foi a criação das Olimpíadas.
Foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro, enfim, de muitas ideias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.
Características da Arte Romana
Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza; Uso de arcos e abóbodas na arquitetura; Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
Como fazer pagamento com cartão virtual?
Como pagar um boleto do Banco do Brasil pela internet?
Como pagar taxa da segunda via do RG?
Onde estão os favoritos no Opera?
Como jogar Warcraft Frozen Throne com amigos?
Quais são as estratégias de mudança?
O que é método de abate humanitário de peixes?
Como surgiram as políticas públicas no Brasil?
O que fazer para substituir a parafina?
Como é que se faz a muda da pitaya?
Quais as notas do acorde de Si Maior?
Como achar os jogos do Instagram?
Como contabilizar a integralização do capital?
Como se faz a nota Mi no violão?