A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...
O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas.
Para pôr em prática os preceitos da educação intercultural, o/a professor/a precisará acolher as diversas culturas que se expressam nas instituições escolares; precisará acolher as histórias de vida, as crenças, os valores e a experiência de alunos/as e aprender a lidar com as diferenças e os conflitos.
É para ele trabalhar diversidade intercultural é necessário que ele tenha tamanha habilidade para entender aspectos como educação inclusiva, preparação técnica e entender a importância da tecnologia da informação.
35 curiosidades que você vai gostar
58) “A pedagogia intercultural é tanto escolar como social. A sociedade e a escola têm de unir suas ações no processo de educação intercultural”, pois ela apresenta-se como possibilidade de intervenção na sociedade plural, promovendo o engajamento permanente entre os diversos saberes.
A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
O Brasil se constitui historicamente como uma sociedade multiétnica tomando-se por base uma imensa diversidade de culturas. Reconhecer nossa diversidade étnica implica ter clareza de que os fatores constitutivos de nossas identidades sociais não se caracterizam por uma estabilidade e fixidez naturais.
Resumo: O diálogo intercultural é a designação utilizada para nomear propostas teóricas normativas de direitos humanos que na década de 1990 buscavam fundamentar uma nova universalidade para estes. Para esta abordagem teórica o embate entre universalismo e relativismo cultural deve ser superado.
A ideia de interculturalidade é comumente associada a outros conceitos, como diversidade cultural e, principalmente, multiculturalismo. ... Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
O diálogo entre culturas é, portanto, um fator essencial para a construção de uma cultura de paz. ... Para além disso, o diálogo intercultural contribui ainda para a riqueza das produções culturais e artísticas, já que favorece sincretismos e o surgimento de diferentes leituras e interpretações de um único bem cultural.
O diálogo inter-religioso é um trabalho para representantes de diferentes religiões se conhecerem e entenderem uns aos outros. Nesse diálogo, as conversas cara a cara são de plena importância.
A interculturalidade ocorre em plano de igualdade e nas duas direções, enquanto o padrão do pensamento científico é único e, ainda que seja excelente em seu próprio campo, quando se extrapola causa a destruição do universo simbólico das outras culturas.
A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.
A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.
Uma das condições fundamentais para práticas educativas interculturais é a necessidade de uma reestruturação cultural das formas de agir, sentir e pensar o mundo, e, portanto, a Educação.
A interculturalidade entendida desde essa perspectiva promove a construção de um novo espaço epistemológico que inclui os conhecimentos subalternizados e os ocidentais, em uma relação tensa, crítica e mais igualitária.
Os limites para o desenvolvimento de uma educação intercultural podem ser superados pelas possibilidades, sendo elas: a) - O reconhecimento do aluno como um sujeito de direitos; b) - O reconhecimento da diversidade presente nos espaços escolares; c) - A valorização da diversidade cultural; d) - A realização de ações ...
O pluralismo religioso é benéfico para a sociedade, pois garante a todos o direito de expressar a sua fé e de participar do progresso da humanidade.
no fomento do diálogo e na instauração de parce- rias revelar-se-á tanto mais pertinente e eficaz se forem respeitadas certas condições de equidade desde o início: ► o respeito da legalidade; ► a promoção da igualdade entre homens e mulheres; ► a neutralidade religiosa e a não- discriminação; ► a transparência em todas ...
O Documento de Aparecida aponta que o “diálogo inter-religioso, possui além do caráter teológico, um especial significado na construção da nova humanidade: abre caminhos inéditos de testemunho cristão, promove a liberdade e dignidade dos povos, estimula a colaboração para o bem comum, supera a violência motivada por ...
O diálogo é a mediação necessária que pode estabelecer as bases para a construção de um novo sentido para a vida em sociedade caracterizada pela diversidade cultural.
Um exemplo marcante de etnocentrismo ocorreu no governo nazista de Hitler, na Alemanha, que julgou existir uma superioridade da suposta raça ariana branca em relação às demais, o que justificava a apreensão, a expulsão e até a morte de povos de outras origens, em especial os judeus.
Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. ... Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro.
Como saber onde está minha encomenda em tempo real?
Qual é o nome da Lua do planeta Terra?
Como queimar verrugas com nitrogênio?
Como rastrear uma encomenda que vem dos Estados Unidos?
Como limpar piteira de vidro fácil?
Como rastrear no correio uma encomenda?
Como lavar porcelanato com MOP?
Como rastrear Código China Post?
Como limpar os emojis recentes?
Como faço para rastrear um telefone celular?
Como limpar uma prótese de metal?
Como saber se o siri está bom?
Como permitir câmera no Chrome iPhone?
Como fazer a limpeza de um freezer?