Suspensão do juízo, também conhecida pelo termo grego epoché ou epokhé (εποχη), que significa colocar entre parênteses , é a atitude de não aceitar nem negar uma determinada proposição ou juízo. Opõe-se ao dogmatismo, em que se aceita uma proposição, suspendendo o termo.
Para a fenomenologia, a epoché é a abstenção do pensamento ante a constância do “espetáculo do mundo”, ela é definida na Krisis-Schrift como uma “distância em relação às validações naturais ingênuas” (Husserl, 1989, p. 154).
“Epoché” deriva do grego antigo e significa “paragem”, “interrupção” ou “suspensão de juízo”. Segundo Husserl, “Epoché” significa a suspensão do mundo, como que parado no tempo, embora com todas as suas características presentes e, por isso, passíveis de serem analisadas “de fora”, por um observador exterior.
A epoché é uma atitude que se caracteriza pela abertura da consciência à experiência. Por isso é preciso ter o cuidado de não se fazer uma epoché no sentido positivista, não se trata de uma ciência livre de teoria ou livre de metafísica, quer pela redução ou outro meio. Assim, como assegura Husserl (2006, p.
A redução fenomenológica requer a suspensão das atitudes, crenças, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experiência em foco, porque esta é a realidade para ela.
29 curiosidades que você vai gostar
Nesse sentido, a redução fenomenológica (epoché) seria uma maneira de se depurar o fenômeno a fim de se alcançar o objeto com total evidência: o processo pelo qual podemos chegar a essa consciência consiste em imaginar, a propósito de um objeto tomado por modelo, todas as variações que ele é suscetível de sofrer...
A Fenomenologia é a base para a Psicologia Clínica de orientação fenomenológica, partindo sempre da escuta atenta, sem a prioris, da compreensão direta e imediata do que é vivenciado pelo homem no mundo-da-vida.
Exercer a epoché é reduzir à consciência transcendental. Tal redução do objeto à consciência transcendental, na medida em que não desfaz a relação entre sujeito e objeto, revela uma dimensão nova dessa relação, impedindo que a verdadeira e autêntica objetividade desapareça.
31-32), o método fenomenológico é construído em três etapas: redução, descrição e interpretação. A descrição pode ser definida como o ato de “enumerar aqueles aspectos que são imprescindíveis para se ficar conhecendo que fenômeno é este que se está investigando”.
O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. Isto tende a reconhecer o princípio que não existe objeto sem sujeito.
Fenomenologia é uma tendência filosófica que leva o senso intuitivo da experiência consciente – o “sobre-ness” de algo – e tenta extrair ou descrever a sua essência fundamental. Quando eu quero ou odiar alguma coisa, qual é a relação exata entre mim e ele, independente de fatores externos?
A atitude natural, de acordo com Husserl, diz respeito ao modo irrefletido como nós nos relacionamos com o mundo a nossa volta. Cremos na realidade exterior e confiamos que nosso olhar capta uma realidade que existe por si mesma.
Na fenomenologia de Husserl, os fenômenos são a manifestação da própria consciência, por isso todo o conhecimento é também conhecimento de si. Sujeito e objeto acabam por se tornar uma e a mesma coisa.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 por ext Sensação de tranquilidade ou de serenidade. 3 por ext Comportamento apático; apatia, indiferença. 4 Med , por ext Estado de tranquilidade obtido pelo uso de calmante.
Sexto explica que a suspensão do juízo, ou seja, a impossibilidade de afirmar ou negar algo, é o resultado do princípio metodológico cético que consiste em comparar e em opor entre si, de todas as maneiras possíveis, as coisas que os sentidos percebem (fenômenos) e que a inteligência concebe (númeno).
O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, daquilo que é dado, buscando explorá- lo.
Temos, basicamente, três tipos de Fenomenologia: * 1) Fenomenologia Transcendental de Husserl; * 2) Fenomenologia Existencial de Jean Paul Sartre (1905-1980), e Maurice Merleau Ponty (1908-1961); * 3) Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger (1889-1976), Hans Georg Gadamer (n.
Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. Uma metodologia é a estratégia abrangente e a lógica de seu projeto de pesquisa, a abordagem através da qual sua análise ocorre.
Crítica ao historicismo
Após criticar a o psicologismo naturalista, Husserl empreende a crítica do historicismo, que, a seu ver, se resolve em relativismo e ceticismo. Nessa perspectiva, as ideia de verdade, teoria e ciência perdem sua validade absoluta.
Husserl procura resolver o problema de como justificar filosoficamente a existência de um mundo objetivo e comum. E faz a ligação entre a consciência e o mundo objetivo por meie da ideia de intersubjetividade.
Psicologismo pode, então, ser definido como um processo reducionista dos fenómenos humanos aos seus aspetos psíquicos, ou, ainda, como o privilégio da explicação psicológica dos atos humanos em detrimento da explicação por uma qualquer outra ciência.
O que é Fenomenologia:
Na psicologia, a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência dos pacientes no mundo em que vivem, além de compreender como esses pacientes percebem o mundo a sua volta.
A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. A redução fenomenológica (ou "epoche" no jargão fenomenológico), é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo.
O interesse da fenomenologia não é o mundo objetivo, mas o modo como o entendimento de mundo se realiza para cada pessoa. Sua prática visa a retornar o nosso entendimento de mundo a um estágio pré-reflexivo, antes das representações e construções conceituais sobre ele.
A redução fenomenológica, conceito fundamental na fenomenologia de Husserl, tem o sentido de tematizar a consciência pura. Começa com a colocação entre parênteses do mundo. Prossegue na redução eidética, termo usado para o procedimento metódico que leva à visão da essência.
Qual era a função dos escribas na sociedade egípcia?
Porque não consigo ouvir quando alguém me liga?
Quanto custa um carro spin 2022?
O que fazer quando o cachorro não caga?
O que é belo na visão de Schopenhauer?
Pode misturar vários óleos para fazer umectação?
Quando devo usar o fundo preparador?
Como uma pessoa pode se tornar apátrida?
Qual o melhor antiinflamatório Naproxeno ou ibuprofeno?
Quanto tempo dura alergia emocional?
Quais as medida de capacidade?
Quais são as cores de quartzo?
Qual a quantidade de comida na marmita?
Qual frutas são boas para curar a tosse?
Como transferir o dinheiro do TikTok para minha conta?
Qual a energia da cor vermelho?