Em tempérrimo: quem tá com o yorubá enferrujado, tradução do título deste humilde post: Êpahey é saudação a Iansã (Santa Bárbara, no sincretismo de Ketu); Oyá é seu nome de honra, significa, por onomatopéia, “raio”; Aganjú é uma saudação, um pedido de licença, só que extremamente polido, reservado a nobres e diplomatas ...
É esposa amada de Xangô, o senhor dos raios e da justiça, por isso é geralmente saudada após os trovões.
Em resumo: é uma exclamação de surpresa.
O nome Iansã foi dado por Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer. Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum.
Arquétipo. Suas filhas, ou mulheres que tenham Iansã próximo de si na Terra, são mulheres sensuais, ousadas, falam o que pensam e sofrem muito, seja por qualquer motivo, especialmente no amor.
41 curiosidades que você vai gostar
São carismáticos e atraentes
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Instáveis e imprevisíveis
Os filhos de Iansã podem acordar de bem com a vida, bem-dispostos e felizes e na hora do almoço já estarem bravos e impacientes sem razão aparente. Uma hora estão doces e amáveis, na seguinte estão agitados e inquietos.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
IANSÃ foi mulher de OGUM, mas foi embora com Xangô. Oxum seduziu IANSÃ, mas logo abandonou-a e temos finalmente a versão de uma relação entre Ogum e Odé, que apesar disto continuaram suas vidas solitárias na floresta. Iemanjá casou com Orixalá, mas o traiu com orunmilá.
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
Saudação ao orixá Iemanjá
Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum.
Iansã Dona de emoções muito intensas, esta orixá sente prazer ao receber velas brancas e amarelas. Iansã também aprecia ser presentada com cerejas, rosas e palmas amarelas. Para realizar oferendas a ela, procure campos abertos.
Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.
Ela é conhecida como a senhora das tempestades, o que coincide muito com a personalidade de quem vibra em sua energia: instável, forte e magnética. Ao contrário de seu marido, Xangô, Iansã possui grande relação com o mundo dos mortos, o que a envolve em uma grande aura de mistério.
Foi um tremendo massacre, pelo qual passaram todas. Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!
Oyá convida todos para guerrear e vão chegando Ogun, Opará, Iyágunté, Obá, Xangô e por último chega Oxaguiã, é a paz no meio da guerra, para apaziguar o coração de Oyá. O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé.
Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos.
Mas temos que observar que cada falange de POMBA GIRA tem uma função específica, uma vertente de atuação e de ligação, por exemplo MARIA PADILHA, sua falange como um todo esta ligada a IANSÃ, no entanto a MARIA PADILHA DAS ALMAS, mesmo tendo o seu vínculo ela desempenha a sua atuação na linha das almas mantendo sua ...
Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Como remover vírus que transforma arquivos em atalhos?
Como desativar o log de eventos?
Qual o sentido da palavra escoltas?
Como tirar o áudio de um vídeo no Audacity?
Como é que se escreve pessoa em inglês?
Como tirar um vaso sanitario para desentupir?
Como é que se escreve eu creio?
Qual o gás que substitui o R22?
O que significa por conta própria?
Qual é o nome científico de fezes?
O que se escreve dentro da aliança?
Qual é o nome do tigre da Jasmine?
O que significa o código 00000 no sistema binário?