Lógica tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido. No segundo sentido, a lógica é discutida principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática e ciência da computação.
A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.
O que é Lógica:
Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma!
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
Indução é determinar a regra. ...
Abdução significa determinar a premissa.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante. ... Exemplos: lógicas modal , deôntica, epistêmica , etc.
22 curiosidades que você vai gostar
Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.
As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas: A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.
A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.
Lógica Proposicional. ... Negação: é o contrário de um termo ou proposição, representada pelo símbolo ~ ou ¬. Assim, a negação de “p” é “~p” ou “¬p”. Conjunção: é a união entre proposições, representada pelo símbolo ∧ e significa o mesmo que o conectivo “e”.
A lógica formal estuda as formas do pensamento no que estas te- nham de geral e de comum. ... A correção ou in- correção lógica de um argumento só de- pende da relação entre premissas e con- clusão, e independe da verdade das pre- missas.
Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estudam-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Na ciência da computação, a lógica é uma ferramenta indispensável.
Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.
Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade. ... Trata-se de uma introdução simples e didática à lógica formal, para aqueles que desejam ter uma primeira abordagem com o tema.
A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.
A lógica é um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico. ... "O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto." Irving Coppi. "A lógica trata de argumentos e inferências.
A lógica proposicional é a forma mais simples de lógica. Nela os fatos do mundo real são representados por sentenças sem argumentos, chamadas de proposições. Definição (proposição): uma proposição é uma sentença, de qualquer natureza, que pode ser qualificada de verdadeiro ou falso.
Vamos la! A lógica matemática gira em torno do conceito de proposição lógica, mas o que é uma proposição lógica ? Proposição lógica é toda oração declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa.
A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. ... A lógica dialética, criada por Platão, trabalha com forças contrárias, e depura essas contradições até chegar a uma verdade comum.
Na lógica formal, também chamada de lógica simbólica, há a redução das proposições a conceitos bem definidos. Desse modo, o que é dito não é o mais importante, e sim, sua forma. A forma lógica dos enunciados é trabalhada através da representação (simbólica) das proposições por letras: p, q e r.
lógica formal (ou menor), que estabelece a forma correta das operações do pensamento. ... Enquanto a lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio à realidade. É também chamada de metodologia, e como tal procura o método próprio de cada ciência.
Que são e quais são as categorias lógicas? O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.
2. O termo médio não deve jamais aparecer na conclusão do silogismo. A função do termo médio é ligar as duas premissas.
De acordo com Aristóteles, o silogismo apresenta três principais características: mediado, dedutivo e necessário. A mediação se faz presente porque utiliza o raciocínio para a compreensão do plano real. A dedução, por sua vez, parte de preposições universais para alcançar outras premissas verdadeiras.
Termo médio – aparece em ambas as premissas, mas não aparece na conclusão (faz a ligação entre as duas premissas) Termo maior – aparece na premissa maior e é o predicado da conclusão.
A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.
Quais os tipos de comunicação verbais?
Por que o leite deve ser aquecido à temperatura de 37 C?
O que foram as guerras religiosas?
Quantos dias o antibiótico cefalexina começa a fazer efeito?
Qual o valor da aposentadoria do contribuinte facultativo?
Quanto ganha um supervisor da Vale?
Como tirar mancha de ferrugem de biquíni?
Quem faz Biomedicina pode ser chamado de doutor?
O que pode acontecer quando a tireoide está inflamada?
O que acontece se eu não conseguir pagar o FIES?
Qual a importância da inclusão na educação física escolar?
Como desativar GPU integrada AMD?
O que é leis ponderais e exemplos?
O que é um comportamento inadequado?
Quanto dinheiro eu posso levar no avião?
Quantas armaduras o Seiya tem?
Quem é o novo namorado da Marina Ruy Barbosa?