Efeito colateral é a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.
EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1. A palavra “colateral” denota algo de importância secundária. Dessa forma, o uso dessa expressão pode minimizar a percepção de dano quando o efeito é prejudicial1.
As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.
O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).
4. Efeito colateral é “qualquer efeito não-intencional de um produto farmacêutico, que ocorre em doses normalmente utilizadas por um paciente, relacionadas às propriedades farmacológicas do medicamento”.
23 curiosidades que você vai gostar
“Nem todos que recebem a medicação vão experimentar um efeito colateral. A dose da medicação, a forma como é administrada e, especialmente, as características genéticas de cada um definem se uma pessoa terá ou não efeitos colaterais e quão intensos serão”, explica o hematologista e oncologista Dr.
Os eventos comuns (entre > 1/100 e < 1/10) já relatados com Minoxidil 5% incluem: Hipertricose (inclusive na face de mulheres), eritema local, coceira, pele seca / descamação do couro cabeludo e exacerbação da perda de cabelos.
Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.
Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.
Efeito colateral e efeito adverso
A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso (também conhecido por RAM - Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.
Você sabia que leite corta o efeito do remédio?
Tome remédio com água, não dissolva e não parta ao meio.
Respeite o horário para tomar o remédio.
Não tome remédio com leite.
Não tome remédio com álcool.
Cuidado com a interação medicamentosa.
Usa medicamentos em cremes ou pomadas? Espere meia hora para se vestir.
No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.
Nestes casos, deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa imediatamente para o hospital, porque ela corre risco de vida. Ainda na ambulância, podem ser iniciados os primeiros socorros com a administração de anti-histamínicos, corticoides ou remédios broncodilatadores, para facilitar a respiração.
“A automedicação, muitas vezes pode ser vista como uma solução rápida para o alívio de sintomas que estejam incomodando o paciente. No entanto, corre-se alguns riscos, tais como: o de se mascarar sintomas de alguma doença importante, além do uso de forma incorreta, podendo levar a um agravamento da evolução da doença.
As intoxicações ocorrem como resultado de doses excessivas do medicamento, ou ainda em situações especiais como incapacidade do organismo para metabolizar e eliminar o medicamento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define reação adversa a medicamento (RAM) como “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificação de funções fisiológicas”.
As reações adversas a medicamentos são eventos clínicos indesejáveis atribuídos aos medicamentos utilizados em doses adequadas à enfermidade e à condição clínica do paciente. Podem provocar danos graves à saúde, ocasionando, muitas vezes, admissões hospitalares e até mesmo óbito 1.
De maneira geral, alguns dos seguintes aspectos devem ser observados na identificação e validação de uma suspeita de reação adversa a medicamento (RAM): existência de dados epidemiológicos prévios, relação temporal com o uso do fármaco, resposta frente à cessação e reintrodução do fármaco, identificação de causas ...
É importante notificar a farmacovigilância de todas as suspeitas de reações adversas que ocorram após a administração de um medicamento, pois esta informação é relevante e nos permite conhecer o comportamento dos medicamentos, uma vez no mercado.
A ingestão acidental de Minoxidil 5% pode produzir efeitos sistêmicos relacionados à ação vasodilatadora do fármaco. Os sinais e sintomas provocados pela superdose de Minoxidil 5% geralmente são de natureza cardiovascular associada à retenção hídrica, hipotensão e taquicardia.
Quem NÃO deve usar solução tópica de minoxidil 5%?
Algumas mulheres também podem crescer o cabelo facial. Além disso, a solução tópica de minoxidil 5% pode ser prejudicial se usado durante a gravidez ou a amamentação. A solução tópica de Minoxidil 5% não deve ser utilizada em bebês ou crianças menores de 18 anos.
O minoxidil tópico, ou seja, de uso local pode levar a ocorrência do aumento dos pêlos faciais, alergia de contato pelo veículo usado( propilenoglicol) e mais raramente alterações cardiovasculares por ser uma medicação vasodilatadora. No seu uso oral esses efeitos podem ser potencializados de forma dose dependente.
Os especialistas consultados afirmam que a colchicina tem como maior vantagem ser relativamente segura. Além disso, ela não apresenta efeitos colaterais graves como sangramento, úlcera, gastrite ou insuficiência renal. Por outro lado, sua maior desvantagem é que a dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica.
O que fazer em caso de reação alérgica?
Mantenha a calma;
Se possível, tome o anti-histamínico (antialérgico) recomendado pelo médico;
Não provoque vômitos se a reação foi provocada por alimento;
Aplique uma compressa fria no local, se a alergia for na pele;
Os anti-histamínicos são os medicamentos mais usados para tratar sintomas alérgicos, como alergia nasal, na pele ou nos olhos, rinite alérgica ou urticária, podendo ser usados através de várias formulações, como comprimidos e xaropes, como é o caso da loratadina, desloratadina, cetirizina, hidroxizina ou fexofenadina, ...
O que acontece com a menstruação quando tomamos anticoncepcional?
Como tirar a sujeira da cueca?
Quando a garganta não Desinflama?
O que falar nas alegações finais?
Quais os crimes que são julgados pelo Tribunal do Júri?
Quais são os tipos de madeira de demolição?
Qual é a diferença entre diarreia e disenteria?
Qual a taxa de juros para empréstimo pessoal na Crefisa?
Quais os professores que têm direito aos precatórios?
Qual é a maior cidade do Canadá?
Quais são as necessidades nutricionais mais importantes na fase do escolar?
O que o alongamento pode prevenir?
O que é frequência da memória RAM?
Quanto tempo demora para atualizar o CRLV Digital 2022?
Quando a pessoa perde o interesse por tudo?