Custo da mão-de-obra: – Refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta. – Inclui a remuneração e os encargos sociais e trabalhistas. Grupo C = Outros encargos que não sofrem tributação de A nem incidem os encargos de B.
No Brasil, fazem parte dos Custos de Mão de Obra Direta não só o valor contratual, mas também os encargos sociais. Deste modo, é necessário saber, para cada departamento ou cada empresa, qual o custo de uma hora de trabalho.
A mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada ao trabalho realizado diretamente na produção de determinado bem ou serviço, ou seja, que envolve as atividades ligadas com o produto fabricado.
Apropriação de custos: o que fazer para ser mais certeiro?
Custeio por absorção é um método muito utilizado por empresas para melhor entender os custos da produção. A grande diferença dessa estratégia para as outras é que ela leva em conta todos os custos: diretos, indiretos, fixos e variáveis.
O custo de mão de obra é composto pelos direitos e benefícios trabalhistas envolvidos na manutenção de um profissional a serviço da empresa. Eles podem ser divididos em três grupos: Grupo A: Incluem os gastos com os salários e benefícios legais, como vale-transporte e FGTS.
Para isso é preciso realizar o apontamento das horas trabalhadas. Multiplicando-se aquele custo-hora pelas horas trabalhadas no mês, você terá o quanto da sua folha com mão de obra direta foi apropriada na produção.
1 Orçamento de Mão de obra direta é o planejamento e o controle de Mão de obra direta necessária a produção, ou seja, a Mão de obra envolvida diretamente na produção.
Assim, os momentos de ociosidade não integram os custos com mão de obra, mesmo que os operários parem de trabalhar por falta de energia. Esse período ocioso se torna um custo indireto para rateio à produção. Portanto, custo de mão de obra direta não é o mesmo que valor total pago à produção, mesmo aos operários diretos.
Uma das mãos de obra mais utilizadas e requisitadas é na área das construções e engenharia civil. Mas nem sempre foi assim. Na época do Brasil Colônia, a mão de obra mais utilizada era a escrava, a princípio dos indígenas que habitavam o país e depois por negros vindos da África.
Ao entender a importância de calcular os custos da mão de obra direta e indireta e saber o seu real impacto nas contas, você está trabalhando também para identificar a sua capacidade produtiva e, consequentemente, o que terá disponível para a venda.
É importante saber como calcular a mão de obra direta e a indireta porque elas influenciam o valor final de um produto. Assim, para fins de pagamento, é preciso saber identificar quem são os operários diretos e os indiretos. A legislação trabalhista brasileira garante ao trabalhador uma contratação com no mínimo 220 horas por mês.
Quais são as características da afasia?
Como deve ser a assinatura na carteira de identidade?
Porque nadar em rio é perigoso?
Como faço para cadastrar um motorista na ANTT?
O que é débito automático no cartão de crédito?
Como funciona o crédito pessoal?
Quanto tempo para Rivotril gotas fazer efeito?
Quanto vendeu o PlayStation 5?
Como se comportar nas primeiras semanas de trabalho?
Como se escreve no auxílio manauara?
Quando a pessoa tem a sensação que vai morrer?
Como endurecer papel com cola branca?
O que é uma relação de inquilinismo?