O Desenho da Figura Humana (DFH) consiste em um teste psicológico amplamente utilizado, tanto em pesquisa científica quanto na prática profissional psicológica, em várias áreas (Hutz & Bandeira, 2000).
O teste do desenho da figura humana (teste de Goodenough) avalia a maturidade intelectual, nas suas funções perceptivas, de abstração e generalização na criança e no adolescente de 03 à 15 anos de idade. ... O teste avalia o desenvolvimento intelectual e o resultado varia conforme essa criança cresce.
RESUMO. O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.
Funciona como uma expressão materializada de desejos e sentimentos que mostram o fluxo atual da criança. Os desenhos de Psicologia servem como um dos guias para entender como o jovem se sente em relação ao mundo.
Trata-se de um teste psicológico privativo ao Psicólogo, em que analisa traços da personalidade através de desenhos. É solicitado que o avaliado realize desenhos de casa, árvore e pessoa. Daí o nome HTP - House (casa) - Tree (árvore) - Person (pessoa).
A FIGURA HUMANA é o principal tema da arte, pois o artista projeta uma versão de si mesmo, na medida em que concretiza o seu ideal estético. Desde a antiguidade até os nossos dias, a figura humana ainda causa um misterioso fascínio, pois a contemplação de seu semblante leva-nos à reflexão sobre si mesmo.
E especificamente como medida de processos psicológicos, o desenho permite o acesso a aspectos como a compreensão e a interpretação de características da personalidade, assim como a percepção em relação aos outros, incluindo valores grupais e culturais e ainda em relação a conceitos e atitudes referentes aos contextos ...
Desenvolvido originalmente por Florence Goodenough (18), em 1926, este teste foi o primeiro conhecido como teste do desenho de uma pessoa — Goodenough. Foi descrito detalhadamente em seu livro intitulado Measurement of Intelligence by Drawings (Medição da inteligência através de desenhos).
A seguir, neste artigo de Psicologia-Online, explicaremos em detalhe para que serve o teste psicológico do desenho da figura humana, como fazê-lo e como interpretá-lo. “A personalidade – segundo Karen Machover - não se desenvolve no vácuo, mas através do movimento, do sentir e do pensar de um corpo determinado”
Em certo sentido, a figura desenhada é a mesma pessoa. Por exemplo, se em um desenho uma pessoa apaga os braços e muda de posição, eles não sabem o que fazer com seus próprios braços. A seguir, mostramos outros aspectos sobre o interpretação da figura humana desenhada:
O suposto básico verificado pela experiência clínica é que a figura humana desenhada está em íntima relação com os impulsos, ansiedades, conflitos e compensações caraterísticas do indivíduo. De certa forma, a figura desenhada é a própria pessoa.
Quem foi que criou o surrealismo?
Como fazer para pagar o carnê do Baú da Felicidade?
Como foram feitas as ilhas artificiais de Dubai?
Quem era o marido de Daniela Perez?
Como usar um socador de terra?
Como virar letras ao contrário no Word?
Como usar comando FTP Windows?
Como editar uma imagem no LibreOffice?
O que é cloridrato de ciclobenzaprina e para que serve?
Como girar um vídeo para postar no Instagram?
Quanto tempo posso usar ZYPRED?
Como plantar uma semente de dioneia?
Quando eu devo utilizar o visudo na configuração do sudo?