Se você fez um cadastro na Cora mas recebeu um e-mail com assunto “Não foi possível aprovar seu cadastro – CNPJ irregular”, isso significa que encontramos o seu CNPJ não está com a situação cadastral ativa na Receita Federal.
Seus fornecedores que atendem Pessoa Jurídica, não lhe atenderão mais; você não poderá colocar o nome da empresa em nenhum novo negócio que for fazer, nem mesmo como cliente – porque até para isso o CNPJ funciona.
O contribuinte que permanecer com o CNPJ inapto terá a inscrição baixada de ofício pela Receita Federal, com base no art. 48 da Instrução Normativa RFB nº 1.634/2016. ... Tanto a entrega da declaração quanto o pagamento das guias são obrigações do MEI para a manutenção regular do seu CNPJ.
CNPJ nulo: pessoas jurídicas com características duvidosas são enquadradas como situação cadastral nula. Isso pode acontecer por duplicidade de inscrição municipal ou estadual ou ações ilícitas no ato de registro. 2. Procure a Receita Federal para regularizar o CNPJ
Para quem está com o CNPJ irregular (suspenso, inapto, baixado ou nulo) e quer regularizar a situação, é necessário procurar a Receita Federal para descobrir quais motivos levaram o órgão a alterar a situação cadastral. Com a pandemia do novo coronavírus, é necessário o agendamento em um dos postos disponíveis através do site da Receita.
CNPJ suspenso: existe algum problema com o CNPJ, como domicílio no exterior, não cumprimento de obrigações legais, inconsistência nos dados ou indícios de fraude;
Consultar a situação cadastral de um CNPJ é importante para que a pessoa jurídica possa verificar se há pendências com a Receita Federal, processos judiciais ou dívidas tributárias. A consulta pode ser feita online pelo site da Receita. E quais são os tipos de situação cadastral?