Os cursos livres recebem esse nome por não serem formais e estarem desassociados de órgãos reguladores. Por isso, esse tipo de formação não permite a emissão de diploma, somente certificado. Apesar de partir de um projeto sólido com instrutores especialistas, eles não são reconhecidos pelo MEC.
Exatamente por serem conhecimentos pontuais e focados na capacitação é que existem cursos livres nas mais diversas áreas....Além da já citada confeitaria, veja mais alguns tipos e exemplos de cursos livres possíveis:
Nesse sentido, a principal diferença entre o curso livre e o curso técnico é que o último precisa ser registrado no Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso técnico tem um caráter profissionalizante. ... Já o curso livre é muito mais flexível, com opções totalmente pela internet e também presenciais.
Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC.
Toda instituição ou produtor de conteúdo que tenha interesse em criar um curso livre pode emitir um certificado. Vale destacar, que a instituição não precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para emitir o documento.
Não há necessidade de autorização ou reconhecimento pelo MEC. Qualquer empresa voltada para o setor de qualificação profissional que preencha os requisitos solicitados pode oferecer os cursos livres e inclusive emitir certificado de qualificação profissional.
Não precisam ser reconhecidos ou aprovados pelo MEC (dessa forma, você que deseja criar um curso livre não precisa enviar nenhuma documentação a nenhum órgão regulamentador) Podem ser ministrados por qualquer pessoa que tenha conhecimento necessário para ministrar o curso.
Os cursos livres podem ser utilizados como atividades complementares no momento de preencher a carga horária exigida pela faculdade. Portanto, além de quitar as horas extracurriculares necessárias para se formar, o estudante aprende conteúdos novos e atualiza o currículo.
O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, entre outras cargas horárias. Quem pode fazer cursos livres? Não há idade mínima para iniciar um curso livre. O MEC aconselha que o interessado tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental.
No mercado, há cursos livres presenciais e a distância. Antes de concluir a compra de um curso, lembre-se de buscar por referências sobre as empresas que disponibilizam esses cursos. Os cursos livres servem como um complemento para a carga horária de cursos de graduação?
Os cursos livres servem como um complemento para a carga horária de cursos de graduação? Os cursos livres podem ser utilizados como atividades complementares no momento de preencher a carga horária exigida pela faculdade.
Como se separa a palavra cuidado?
Como subtrair valores no Google planilhas?
Como separar em sílabas a palavra corrupção?
Como os Arcos da Lapa são utilizados hoje?
Como separa a sílaba da palavra amizade?
Como separar a sílaba da palavra Radiouvinte?
Como vedar o cheiro do vaso sanitário?
Para que servia o Arco da Lapa?
Como separar sílabas no final da linha?
Como aumentar a porcentagem de um valor no Excel?
Como substituir um veículo financiado por outro?
Como separar a sílaba da palavra pinguim?
O que colocar na discussão de um artigo de revisão?
Como saber qual adaptador de rede instalar?
Quando surgiram os Coacervados?