A cerâmica retificada é aquela com as bordas retas e junta menos aparente, como o lançamento Catavento Oliva, na parede, e Zeppelin Navy. Outro ponto importante é que, devido às bordas retas, o espaçamento entre as peças durante o assentamento pode ser menor, de apenas 1,5mm.
As peças retificadas surgiram no mercado há menos tempo do que as peças bold. Sua grande diferença é que as bordas são retas, ou seja, não são arredondadas como nos pisos anteriores. Para conseguir essa exatidão no corte, as placas são cortadas por discos de diamante.
É um produto que tem um acabamento diferenciado, resultado de uma etapa adicional no processo comum de fabricação. É praticamente a “cereja do bolo”. Essa fase de acabamento oferece ao revestimento aquele efeito “retinho” e uniforme em suas quatro bordas.
As peças de piso retificado podem ser encontradas em cerâmica ou porcelanato. O que determina se o material é retificado ou não são as bordas de cada placa. No piso retificado as bordas são mais retas e sua superfície mais fina, pois são cortadas por discos de diamante.
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.
37 curiosidades que você vai gostar
Porcelanato é mais resistente
O porcelanato oferece maior resistência à ruptura e ao desgaste, em comparação à cerâmica. Mas isso não quer dizer que a cerâmica é frágil. Pelo contrário, cerâmicas duram muitos anos sem qualquer dano, desde que aplicadas em projetos residenciais ou comerciais leves.
A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.150 graus celsius. Já o porcelanato é exposto a 1.200 graus celsius. Essa diferença de temperatura entre os materiais vai fazer com que o porcelanato tenha uma resistência maior do que a cerâmica.
O piso retificado tem as bordas retas e superfície mais fina, possível apenas com o método de corte com discos de diamante. Diferente do acabamento tradicional, chamado de bold, quando as bordas são levemente arredondadas, e o tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo.
Assentamento rápido e fácil
O porcelanato retificado ainda tem a vantagem de ser muito mais prático e rápido de ser instalado, uma vez que as bordas regulares facilitam o trabalho do profissional de obras.
O que diferencia o porcelanato comum do retificado é simplesmente o acabamento. As bordas retas e finas são o diferencial! Isso mesmo, quando o piso tem as bordas arredondadas, é um piso comum. A precisão está no corte da peça, o que a torna ainda mais refinada.
O piso retificado, por sua vez, possui as bordas retas ou lapidadas. Para obter esse acabamento, as placas são cortadas por discos de diamante, garantindo maior exatidão no corte. Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.
Use uma solução de detergente e água na proporção de uma colher de sopa a cada 5 litros. Esfregue bem com o auxílio de uma vassoura, especialmente nos rejuntes. Retire a solução com um pano e seque em seguida. Isso vai manter seu piso brilhante e com aspecto sempre novo.
Borda Retificada
As peças retificadas surgiram no mercado há pouco tempo, mas estão conquistando cada vez mais espaço. A grande diferença das placas com esse acabamento são as bordas retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. Dessa forma, é possível instalá-las de maneira uniforme e alinhada.
Qual a diferença entre porcelanato retificado e não retificado? A principal diferença entre porcelanato retificado e não retificado (ou bold) é o acabamento de borda, que pode ser bastante sutil, mas impacta no resultado da obra!
O porcelanato esmaltado é mais resistente e pode ser usado em vários ambientes. O processo de fabricação do piso porcelanato esmaltado é um pouco diferente do porcelanato polido. Por isso, o material é mais resistente e menos propício à manchas e sujeira.
Como limpar porcelanato com vinagreAplique uma pequena quantidade de vinagre de álcool claro e puro em uma das peças de porcelanato;Deixe agir por cerca de 5 minutos para que a sujeira amoleça;Esfregue com um pano a área de porcelanato com vinagre para retirar a sujeira;
“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.
A grande vantagem do piso cerâmico é a sua durabilidade excepcional. Quando bem instalado e cuidado, o piso cerâmico pode durar até vinte anos sem perder a beleza.
O porcelanato corresponde a menos de 10% do mercado nacional, mas entre as vantagens de seu uso está a durabilidade e a coloração uniforme, além de ser um produto impermeável, que pode ser utilizado em ambientes residenciais ou comerciais, áreas internas ou externas.
Desvantagens do porcelanato
A queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso, pois o acabamento dele é bem delicado. Esse tipo de revestimento frio causa ruídos mais altos quando os moradores caminham pela casa.
Porcelanato versus piso comum
Hoje essa diferença já não existe tanto, mas porcelanato tende a ser mais caro do que o piso cerâmico comum. A diferença de preço entre eles ocorre pelo fato de o porcelanato ser muito mais resistente que ser feito no processo de fabricação um pouco diferenciado.
O porcelanato branco está entre os mais utilizados em projetos modernos. Isso porque a cor branca é fácil de combinar e ajuda a iluminar o ambiente, fazendo com que o espaço aparente ser maior do que realmente é.
O acabamento bold é mais natural e exige maior quantidade de rejunte para compensar possíveis irregularidades no tamanho e no formato das peças. Já um produto como o porcelanato retificado apresenta bordas mais regulares e precisas. Isso é possível graças à maneira como o material é tratado após o processo de queima.
Para isso, elas passam por rolos diamantados, que corrigem as bordas e dimensões de cada placa. Esse processo é chamado de retífica e resulta em peças homogêneas, permitindo um alinhamento preciso e a aplicação com junta mínima de 1 mm. Ou seja: rejuntes mais finos e menos aparentes.
Para limpar piso cerâmico pós-obra comece varrendo ou aspirando o piso. Depois, lave-o com água, sabão neutro e seque bem. Evite o uso de meios muito abrasivos como esponjas de aço e produtos ácidos, como soda, já que corre o risco de danificar seu piso.
São considerados memória primária exceto?
Como fazer para não pagar o ECAD?
Quais as cores de cabelos mais bonitos?
Quantos baldes de tinta para pintar um quarto?
Qual CFOP de devolução que eu devo usar para a CFOP 5124?
Qual é a fonte de energia para o cérebro?
Quanto tempo dura uma cirurgia de enucleação?
Como fica a menstruação depois da conização?
Quanto tempo para recuperar a cartilagem do joelho?
Pode usar álcool para limpar vidros?
Porque ganhamos peso no inverno?
Quando é utilizada a tutela cautelar?
Qual o índice do IPCA dos últimos doze meses?