O que significa artigo 102?

Pergunta de Kyara Santos Soares em 31-05-2022
(37 votos)

Art. 102. A ação penal é pública, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido. § 1° A ação pública é promovida pelo Ministério Público, dependendo, quando a lei o exige, de representação do ofendido ou de requisição do ministro da Justiça.

Quando a representação será Irretratavel?

Conforme o relator, o artigo 25 do Código de Processo Penal estabelece que a representação será irretratável depois de oferecida a denúncia.


O que é retratação no direito processual penal?

Trata-se de termo que significa voltar atrás no que disse, assumir o erro ao fazer uma imputação a alguém. Segundo o Código Penal, o querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena. A retratação extingue a punibilidade se feita antes da sentença de 1ª instância.

Quando a denúncia é inepta?

Quando for manifestamente inepta

"A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas".

Quando ocorre a decadência penal?

Segundo o art. 103 do CP, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação, se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contados do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º, do art.

Artigo 102 CF - Constituição Federal - Art 102 - Do Supremo Tribunal Federal


41 curiosidades que você vai gostar

Qual o prazo decadencial para Queixa-crime?

Salvo disposição em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art.

O que é o prazo decadencial?

Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. A prescrição sucede somente de estruturação legal, já a decadência sucede da lei, do testamento e do contrato.

O que significa inépcia da denúncia ou queixa?

213) que “a inépcia da denúncia ou queixa caracteriza-se pela ausência do preenchimento dos requisitos da inicial (CPP, art. 41)”. Rejeitada a denúncia ou queixa com base neste fundamento, leciona Aury Lopes Jr.

O que é a inépcia da petição inicial?

Inépcia - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É algo que não tem habilidade ou aptidão para produzir efeito jurídico. A petição inicial ou a denúncia, por exemplo, são consideradas ineptas quando não preenchem os requisitos legais e, portanto, são rejeitadas pelo juiz.

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quando cabe a retratação?

Será cabível nas hipóteses em que o Ministério Público não oferece ação penal (condicionada ou incondicionada) no prazo legal e o ofendido o faz em seu lugar com fundamento no art. 100, § 3º, do CP e art. 29, do CPP).

Quais crimes cabe retratação?

Cabe a retratação tanto para pessoa não sofrer uma condenação, quanto para colocar fim ao processo.Os crimes contra a honra são: calúnia, difamação e injúria. ... Quando alguém se retrata, está voltando atrás no que disse, reconhecendo o seu erro ao ter imputado um fato a outra pessoa.

Em quais crimes é cabível a retratação?

67, II, CPP). A retratação, nos crimes contra a honra, é admitida somente na calúnia e difamação, sendo inadmitida na injúria.

O que significa representação irretratável?

Impossibilidade do ofendido ou de seu representante legal de fazer cessar os efeitos da manifestação de vontade de que o Ministério Público promova a ação penal condicionada, ou a autoridade instaure o inquérito policial. A representação é irretratável depois de iniciada a ação penal.

O que significa artigo 39?

Art. 39. O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

O que é o artigo 41?

Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

Quando a petição inicial é inepta novo CPC?

295 do CPC/1973, segundo a qual a petição inicial será indeferida se “o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal”.

O que é um pedido inepto?

790) o pedido, quando o pedido for inepto, não está suficientemente... Isto posto, o erro ocorre quando juiz prolata uma sentença eivada de erros e vícios manifestamente prejudiciais ao condenado que merece ser desconstituída através da revisão criminal.

O que se entende por inépcia profissional do advogado?

A inépcia profissional pode ser caracterizada quando, com culpa grave, ocorra perda de prazos e erros graves reiterados em processos judiciais ou administrativos com prejuízo ao cliente.

O que acontece depois de uma denúncia?

Se considerar que há provas, o Ministério Público, por meio do promotor de Justiça, apresenta denúncia à Justiça. Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial.

O que quer dizer recebimento da denúncia?

O recebimento da denúncia pelo juiz é o ato pelo qual o acusado passa a ser réu no processo, ou seja, aquela pessoa que contra si pesava a acusação de determinado ilícito penal passa a ter o peso de responder a uma ação penal.

O que significa artigo 397 do Código de Processo Penal?

397 do CPP, com redação determinada pela Lei n.º 11.719/2008, prevê a possibilidade de absolvição sumária do acusado, ou seja, um julgamento antecipado da lide penal, quando o juiz verificar a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do ...

O que interrompe o prazo decadencial?

O prazo decadencial não se suspende, não se interrompe nem pode ter seu curso impedido de prosseguimento, consoante orientação jurisprudencial e doutrinária já anteriores ao Código Civil atual, que consolidou essa orientação no artigo 207 .

Como se calcula o prazo decadencial?

O prazo decadencial penal começa a fluir no dia em que se consuma o crime. O prazo decadencial, salvo exceções previstas em lei, é de seis meses e começa a fluir da data em que o ofendido toma conhecimento sobre quem é o autor do ilícito penal.

Como saber se o prazo e decadencial ou prescricional?

Logo vemos que se for um prazo de dias, meses é DECADÊNCIA, ou então quando for de ano e dia; ano e mês ou ainda ano, mês e dia, tudo junto, trata-se de prazo decadencial. Como se vê o prazo decadencial não passa de dois anos. Agora, quando vier expresso em anos, poderá ser tanto prescricional ou decadencial.



Outras questões

Como Vender Labellamafia?

Como se conhece o gergelim?

Como usar o quiabo no cabelo?

Para que serve o parafuso Allen?

Como usar o regente para matar formigas?

Como o sono consolida a memória?

O que é condicionamento físico Como se adquire?

Como reaproveitar óleo de cozinha velho?

Como funciona o relógio de ponto cartográfico?

Como se configura o Realismo ficcional brasileiro Ou seja Que características essa tendência literária apresenta em sua constituição?

O que fazer com canudos de plástico?

Como se toma o pólen de abelha?

Como se consagrar ao Senhor?

Como reutilizar o hashi?

O que é reciclar reutilizar e reaproveitar?

Como conjugar o verbo cantar no Preterito mais-que-perfeito?

Para que serve o pó solto?

Como revalidar o cartão BOM Escolar 2021?

O que é pode KEST?

Como utilizar a caneta aplicadora de insulina?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com