Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme.
ANESTESIA REGIONAL
Esse tipo de procedimento interrompe a ransmissão do impulso da dor na medula, que é por onde passa a maioria dos nervos do corpo. O aciente fica então imune à dor do umbigo para baixo. 2- A anestesia peridural é aplicada fora do canal espinhal, numa camada de gordura em volta da dura-máter.
Na anestesia regional, o anestésico local interrompe temporariamente o sinal elétrico das fibras nervosas ocasionando a perda de sensibilidade a dor. Já na anestesia geral, são usadas medicações com o objetivo de se alcançar os quatro pilares: analgesia, hipnose, bloqueio neuromuscular e bloqueio autonômico.
Isso aconteceu em 1846, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, quando o dentista americano Thomas Green Morton, pela primeira vez, usou o éter para realizar uma cirurgia.
Os anestésicos inalados são gases inorgânicos (óxido nitroso) ou hidrocarbonetos (éter, halotano, isoflurano, sevoflurano, desflurano). A teoria mais aceita é que eles atuam na membrana de lipídio dos neurônios impedindo a transmissão de impulsos no sistema nervoso central.
23 curiosidades que você vai gostar
Ela pode ser injetada pela veia, tendo um efeito imediato, ou inalada através de uma máscara, chegando na circulação sanguínea após passar pelos pulmões. A duração do seu efeito é determinada pelo anestesista, que decide qual será o tipo, a dose e a quantidade do medicamento anestésico.
Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.
A anestesia com éter foi descoberta em Boston na década de 1840. Anos antes, em 1831, o clorofórmio havia sido elaborado. O médico escocês Sir James Simpson de Edimburgo foi o primeiro a usá-lo como anestésico em 1847, mas só foi largamente aceito na medicina por volta de 1853.
30 de março de 1842 -
Mas foi o médico escocês James Simpson, de Edimburgo, o primeiro a usá-lo como anestésico em 1847.
Pois bem, a primeira operação utilizando éter como anestésico foi realizada em 30 de março de 1842, há exatamente, 180 anos. Porém, o registro da anestesia tem data de 30 de setembro de 1846.
A anestesia é um procedimento temido por grande parte das pessoas, mas é importante saber que, além de evitar a dor e o sofrimento durante uma cirurgia médica, ela ajuda também a garantir o bem-estar, relaxamento e conforto do paciente.
São depressores do sistema nervoso central que determinam abolição das sensações, acompanhada de perda de consciência. Anestesia geral envolve combinação dos seguintes elementos: inconsciência, amnésia, analgesia, relaxamento muscular e bloqueio de respostas neuro-humorais ao estresse anestésico-cirúrgico.
Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios. Sua incidência está diretamente relacionada ao estado de saúde prévio do paciente. Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através da entrevista pré-anestésica.
Existem basicamente três tipos de anestesia: local, regional e geral. A anestesia regional é um procedimento anestésico que visa anestesiar apenas a porção do corpo a ser operada, e o paciente pode permanecer acordado ou sedado.
Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.
Os anestésicos mais utilizados na Odontologia são a lidocaína, a prilocaína a mepivacaína e a bupivacaína. Também podem ser usados articaína, a ropivacaína e a levobupivacaína.
Isaac Newton sugere a existência de um éter no Terceiro Livro de Óptica (1ª ed.
o termo anestesia (do grego an, privado de + aísthesis, sensação) foi suge- rido pelo médico e poeta norte-americano oliver Wendel Holmes. A palavra, entretanto, já existia na língua grega, tendo sido empregada no sentido de insensibilidade dolorosa pela primeira vez por Dioscórides, no século i d.C.
Em 30 de setembro de 1846, Morton administrou éter dietílico ao professor de música Eben Frost para uma exitosa extração dentária indolor – o éter dietílico foi descoberto pelo árabe Jabir Ibn Hayyan (século VIII) e usado no ocidente pela primeira vez pelo alquimista espanhol Raymundus Lully ( 1253- 1315).
Relatos provenientes da Grécia Antiga indicam que Hipócrates utilizava a esponja soporífera embebida em substâncias sedativas e analgésicas extraídas de plantas e que o médico Dioscórides descobriu os efeitos anestésicos da mandrágora, um tubérculo muito parecido com a batata.
Na anestesia geral ocorre a perda da capacidade de respirar sozinho, e por isso a entubação é necessaria.
Sem anestesia
Naquela época, os pacientes mais ricos, atendidos pelos médicos em suas casas, tomavam álcool para diminuir a dor nos procedimentos. No entanto, as mulheres que passavam pela Old Operating Theatre só recebiam um bastão revestido de couro para morder durante a cirurgia.
Prezado Internauta, o efeito da anestesia geral numa grande parte passa imediatamente após a cirurgia mas por umas 3 a 4 horas o paciente fica em observação na recuperação do centro cirúrgico.
Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.
Normalmente a anestesia passa em cerca de 2 ou 3 horas, porém, caso a sensação se prolongue, deve-se consultar um médico para que avalie a situação.
Qual o objetivo do Psicodrama?
Como ocorre a ventilação pulmonar inspiração e expiração?
Quando posso solicitar um regime especial?
Como se dá a classificação dos ecossistemas aquáticos?
Qual a função do respiro do tanque de combustível?
Como acontece um ataque ransomware?
O que é cátodo é ânodo na radiologia?
Como funciona o atestado de trabalho?
É permitido ao IPTU ser progressivo em razão do valor do imóvel?
O que acontece na respiração e inspiração?
É correto afirmar que na transmissão de impulso nervoso?
Como funciona o app eu entrego?
Quais são as doenças de transmissão vertical?
Qual parte do tecido nervoso é considerado o centro dos atos reflexos do organismo?
Quanto tempo leva para aumentar o limite do cartão de crédito?