Significado de alodê: Grito de saudação à Iemanjá.
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
Saudação ao orixá Iemanjá
Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas. Eu sou Filho de Yemanjá. Odoyá minha mãe.
Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.
44 curiosidades que você vai gostar
Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.
No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
[Umbanda] Significa uma saudação ao Orixá Xangô, o mesmo que "venha saudar o rei/pai". Kaô Cabecile!
Manifestada em suas iaôs, Iemanjá segura um abano de metal branco e é saudade com gritos de “Odò Ìyá!!!” (“Mãe do rio”).
Saudação: "Ora iê iê ô".
Imagem típica de caçador e guardião. A partir disso, Oxóssi tem como saudação: Okê Arô, que significa “Salve o Grande Caçador”.
Pegue uma nota de um real, coloque na mão direita e dirija-se ao mar. Entre na água e mergulhe a nota nas ondas pedindo: "Iemanjá, senhora das águas e rainha do mar, faça com que este dinheiro se multiplique, assim como se multiplicam os peixinhos do seu reino sagrado".
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive”, conta a mãe de santo. ... Desta forma, a diferença seria entre o tipo de rio, sendo o de Oxum mais sinuoso e de regiões do interior, enquanto que os de Iemanjá são os que correm em regiões mais próximas do mar.
É considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. É o Orixá dos mares, das águas salgadas. Yemanjá sempre protege seus filhos contra as mágoas, Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe, grande absorvedora de energias negativas.
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde "Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)".
Como figura marinha, Iemanjá desempenha duplo papel. De um lado ela é a mãe que propicia a pesca abundante – que controla o movimento das águas, ondas e marés – da qual depende a vida do pescador.
Iemanjá em suas manifestações: POSITIVA: Magnitude, criatividade, destemor, constância, gestação. NEGATIVA: Rudeza, insensibilidade, medo demasiado, excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula.
Xangô é o deus do trovão e da justiça. Saudação: Caô Cabecilê, meu Pai!
Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.
É homenageada no dia 4 de dezembro na Festa de Santa Bárbara da Igreja Católica. É um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.
No livro Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo, o fotógrafo e etnólogo Pierre Verger aponta a existência de sete diferentes Iemanjás nos cultos somente da Bahia. A mesma quantidade que tem em Cuba, onde seu culto também é muito forte.
Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.
Veja abaixo a relação dos Orixás com os santos católicos:Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim.Ogum – São Jorge.Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.Omolú – São Lázaro ou São Roque.Logun Edé – Santo Expedito.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.
Como calcular o peso por metro quadrado?
O que é PAC pagamento na entrega?
Como funciona a roleta da Betfair?
São exemplos de deduções de vendas?
Como é feita a borracha sintética?
Como é a alimentação no mundo espiritual?
Quem herda os bens do curatelado?
Quem é a filha ou o filho do hashirama?
Como fazer para ativar o chip da T-Mobile?
O que comprar para o 1 ano do ensino médio?
O que é notificação extrajudicial de cobrança de multa?