Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa.
O Design Thinking é visto como um conjunto de práticas e processos, um método que propõe uma nova abordagem aos problemas. Isto se relaciona à obtenção de informações, sua análise e as consequentes soluções propostas a partir do conhecimento gerado. O foco é a experiência do consumidor ou do público-alvo.
O design thinking é, então, uma abordagem preponderantemente humana, que busca viabilizar as soluções por meio de experiências reais capazes de propor soluções inovadoras, mas viáveis, e que, de fato, impactam nas expectativas dos consumidores com relação àquele produto ou serviço.
O design thinking é uma abordagem utilizada para solucionar problemas. A ideia é que os envolvidos possam juntos, de forma colaborativa, buscar a solução de questões, visando a satisfação dos clientes.
Quais são as etapas do Design Thinking?
Como aplicar design thinking na empresa Além da empatia, a colaboração é outro pilar do design thinking, que precisa acontecer de forma coletiva. É comum que as empresas criem equipes multidisciplinares para essa abordagem, em que o mais importante é o fluxo e contribuição de ideias para a solução de problemas.
O processo de Design Thinking pode ser estruturado em três etapas principais: imersão, ideação e prototipação.
Leve em conta que o principal objetivo do design thinking é resolver o problema do público, seja ele interno ou externo, deixando-o plenamente satisfeito. Sem esquecer também da multidisciplinaridade, que permite enxergar a situação por diversos ângulos, o que facilita a inovação.
“uma abordagem estruturada de inovação que tem o ser humano como foco e busca gerar soluções que alinham o desejo e as necessidades do usuário consumidor à geração de valor para o negócio”. O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.
Este case da GE Healthcare é um dos melhores exemplos de design thinking. Doug Dietz, designer contratado pela empresa, percebeu que os pacientes infantis estavam com muito medo de fazer exames na máquina de ressonância magnética. Ele, então, recorreu ao design thinking para tentar se colocar no lugar daquelas crianças.
A primeira etapa do processo de aplicação do design thinking é a imersão, nela, a equipe mergulha no problema identificado por diversas perspectivas. A imersão acontece em duas etapas, primeiro, de forma mais superficial, com uma pesquisa sobre o assunto, nessa fase é definido o limite do projeto.
A empatia entra para derrubar as barreiras comuns entre setores e hierarquias, para que seja possível obter a visão mais completa possível sobre o problema e as possíveis alternativas. O design thinking também tem o pilar da criatividade, que podemos definir como a capacidade de fazer conexões.
A obra que explica a abordagem foi lançada em 2009 e virou best seller entre empreendedores do mundo todo. Brown é considerado como a principal voz do design thinking atualmente. Para conhecer um pouco do que ele tem a dizer, vale conferir a sua apresentação no TED Talk em 2009.
Como saber se meu Gerbil gosta de mim?
Como é contado o quinto dia útil do mês?
Como tirar o som do Google Meet?
Como saber se a Internet e 32 ou 64 bits?
É possível ter dois MEI no mesmo endereço?
Como saber se o All Star branco e original?
Onde se encontra a bactéria estafilococos?
O que é campânula de um estetoscópio?
Para que serve e o como se constrói um projeto de vida?
Como identificar Johnnie Walker falsificado?
Como colocar a casa para alugar no The Sims 4?
Como faço para me credenciar a SulAmérica?
Como fazer um gabarito de prova?