O que significa a dialeticidade recursal no caso do recurso de apelação é pressuposto de admissibilidade?

Pergunta de Theo Costa em 23-09-2022
(88 votos)


O que significa a dialeticidade recursal no caso do recurso de apelação é pressuposto de admissibilidade?

O princípio da dialeticidade recursal dispõe que a parte que apresentar algum tipo de recurso deve demonstrar de forma fundamentada, apresentando as razões de fato e de direito, seu inconformismo com a decisão recorrida.

Por que o relator do recurso deve determinar a intimação da parte contrária para apresentar contrarrazões?

É que nesse caso o recurso é interposto e imediatamente distribuído ao relator, a quem incumbe determinar a intimação do agravado para oferecer contrarrazões (artigo 1.019, II) e, se for o caso, julgar monocraticamente (ou, não sendo o caso, submeter a causa à apreciação do órgão colegiado).

É possível que o recurso seja julgado monocraticamente pelo relator?

Segundo o preceito legal, ao relator somente é autorizado decidir monocraticamente, negando provimento ao recurso que for contrário: a súmula do STF, do STJ ou do próprio tribunal; ao acórdão proferido em julgamento de casos repetitivos pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça; ao entendimento ...



Quando houver risco de dano grave ou de difícil reparação O relator de forma colegiada poderá alterar o efeito do recurso *?

§ 1o A eficácia da decisão monocrática ou colegiada poderá ser suspensa pelo respectivo juiz ou relator se demonstrada a probabilidade de provimento do recurso ou, sendo relevante a fundamentação, se houver risco de dano grave ou de difícil reparação.

Em que se consubstancia o princípio da dialeticidade dos recursos?

III – as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; Assim se consubstancia, então, o princípio da dialeticidade recursal, que visa também garantir o princípio do contraditório à parte recorrida, e não apenas à parte recorrente. ... Por essa razão, os tribunais se atêm tanto à dialeticidade dos recursos.

O que é o princípio da proibição da reformatio in pejus?

Trata-se do princípio da proibição da reformatio in pejus, o qual significa que não pode haver reforma da decisão para pior. Em outras palavras, havendo apenas recurso da defesa, o juízo ad quem não poderá agravar a situação do réu.



O que juntar as contrarrazões?

É a resposta ofertada pela parte contrária àquela que interpôs recurso. Visa combater as alegações invocadas pela outra parte, com apresentação de novos argumentos que fundamentem sua defesa.

O que juntar com as contrarrazões?

Intimar o recorrido para oferecer resposta escrita –contrarrazões - no prazo de 10 (dez dias). 2. Juntar a petição de contrarrazões nos autos do processo, certificando a juntada e numerando as folhas. ... Em caso positivo, intimar a parte contrária para apresentação das contrarrazões.

Quando um recurso é interposto o que pode fazer o relator?

O Relator, no Supremo Tribunal Federal ou no Superior Tribunal de Justiça, decidirá o pedido ou o recurso que haja perdido seu objeto, bem como negará seguimento a pedido ou recurso manifestamente intempestivo, incabível ou, improcedente ou ainda, que contrariar, nas questões predominantemente de direito, Súmula do ...



Qual o recurso cabível contra decisão monocrática do relator?

recurso cabÍvel de decisÃo monocrÁtica É o agravo regimental em Todos os Documentos.

Qual a vigência do recurso de Apelação?

De modo geral, é notável que o recurso de apelação sofreu diversas alterações com a vigência do NCPC, principalmente no que se refere aos efeitos com os quais é recebido – suspensivo e devolutivo.

Como o relator pode julgar o mérito dos recursos?

Como o relator – juiz singular, monocrático – pode julgar o mérito dos recursos, decretando sua improcedência, estará frustrando a norma constitucional que determinou como competente para referido julgamento os tribunais federais superiores (STF e STJ).

Qual é a apelação do Processo Civil?

(Comentários ao Código de Processo Civil, 3ª edição, 1978, Volume V, Ed. Forense, p. 268). À vista disso, apelação é o recurso cabível contra sentença proferida por juiz de primeiro grau, objetivando a sua reforma (vícios de juízo – errores in judicando) e/ou invalidação (vícios de atividade – errores in procedendo ).

Quem é o relator do Processo Civil Brasileiro?

No processo civil brasileiro, o relator é o protagonista do sistema recursal, uma vez que a ele são designadas as atividades de ordenar, preparar, instruir e decidir (votar) o recurso que está sob sua responsabilidade.



Outras questões

Qual episódio Madara volta à vida?

Qual o melhor material de faca?

Qual o papel da qualidade nas unidades de saúde?

Porque não consigo Formatar meu cartão de memória do celular?

O que fazer para aumentar o colesterol LDL?

O que é comodidade sinônimo?

Quanto à responsabilidade dos sócios são consideradas ilimitadas a nome coletivo e a sociedade simples pura?

Qual a questão fundamental da hermenêutica jurídica?

Quantos tipos de força existem?

Porque ocorre a seletividade alimentar?

Quais são os tipos de Yorkshire que existe?

Quais os três aspectos fundamentais da cidadania?

Quais os mecanismos de endurecimento dos metais?

Quais são as três atividades humanas fundamentais para Hannah Arendt?

Quais são os tipos de blocos de concreto?

Quanto tempo dura uma boxeadora com jumbo?

Quais são os sintomas de uma pancada na cabeça?

O que germina rápido?

O que é o processo de execução civil?

Porque a Alemanha não tem exército?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com