Consiste em um estudo das questões culturais que perpassam na escola, no tratamento didático- metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes.
O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.
O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. ... A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.
O principal dever do multiculturalismo é romper com o preconceito e a visão hierarquizada de cultura. Desconstruir construções sociais já normatizadas, que são racistas e trabalhar o contexto escolar a partir da realidade em que o aluno esta inserido.
A escola precisa estar sempre preparada para reflexão que possibilite aos envolvidos com a educação, compreenderem as implicações étnicas e assim possam respeitar e promover as diferenças proporcionando para que ocorra cada vez mais o respeito pelos direitos humanos e a valorização da diversidade.
41 curiosidades que você vai gostar
Dar a criança oportunidade de conhecer a si mesmo e ao outro; Trabalhar a interação para que as crianças possam relacionar-se, bem como respeitar as diferenças um do outro; Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários refletindo sobre o tema.
A educação multicultural oferece ao professor o melhor desempenho em sua tarefa pedagógica, valorizando a perspectiva do aluno e possibilitando a construção de um currículo mais próximo de sua realidade, pois uma formação multiculturalmente orientada, propiciará resultados que satisfaçam as necessidades da sociedade.
A importância de refletir a respeito da temática multiculturalismo, considerando suas relações com o contexto curricular e educacional na contemporaneidade, se dá por meio do aprendizado com a inserção de diferentes culturas.
Por ser o currículo um dispositivo educativo que representa uma hibridização de conhecimentos e valores éticos, culturais e sociais, ele precisa ser proposto pelo trabalho pedagógico, uma vez que educação e currículo devem ser vistos e considerados como ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento do processo social e ...
Outras palavras para outrossim?
Quando surgiu a microcefalia no brasil?
Quando quebra a correia dentada faz barulho?
O que reprova no alistamento militar?
Quais bancos aceitam pagamento de GPS?
Qual a diferença entre andragogia e heutagogia?
Para que serve os botões do Moto E7 Plus?
Qual calmante não precisa de receita?
Quais as fases dos processos administrativos?
Qual o valor da multa do artigo 163?
Como faço para cancelar o débito automático Santander?