Assim, a formação continuada é o momento de o professor aprender novos conceitos, discussões atuais referentes à educação e, principalmente, refletir sobre a sua ação docente, (re)significar sua postura profissional, no sentido de aprimorá-la, ou sustentar práticas já existentes.
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.
Segundo Gatti (2008) muitas ações estão interligadas ao termo “formação continuada” como: cursos estruturados, as horas de trabalho coletivo na escola, reuniões pedagógicas, congressos, seminários, relações profissionais virtuais, dentre outros.
Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.
A formação continuada também possibilita que os professores identifiquem quais são as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e permite que eles criem formas de contornar a situação, o que traz benefícios tanto para sua carreira profissional quanto para a escola na qual trabalham.
FORMAÇÃO CONTINUADA E FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO Uma é encará-la como extensão e complementação da formação inicial, ao longo da vida profissional do docente, e outra como “reflexão da reflexão da prática” como salienta Garrido (2000:5), apoiando-se nas teorias do profissional reflexivo de D. A. Schon.
A formação teórica e a prática poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de ensino visto que as mudanças sociais que poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem são decorrentes de um ensino de qualidade, onde será necessária uma qualificação profissional e pessoal.
Entendemos que a formação continuada dos professores deve ser analisada como um ato contínuo, que visa fazer da educação algo permanente viabilizando o crescimento pessoal e profissional do professor objetivando o desenvolvimento da profissão docente, chamando-a de formação contínua dos professores. Formação continuada é um meio de ...
Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação continuada profissional se organiza em determinadas áreas prioritárias. Dentre elas estão às competências básicas que cabem ao educador. Referem-se como áreas de competências, devido a cada uma delas abordar várias competências.
Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional como a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional.
A Formação Continuada tem, entre outros, o objetivo de propor discussões teóricas que possam colocar os profissionais atualizados em termos de novas metodologias de ensino e, com isto, contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e, consequentemente, da educação.
Que liquidos posso levar no aviao?
O que fazer para ganhar apetite?
Como ligar iphone a mac por cabo?
O que visitar em moscovo em 3 dias?
O que significa juízo na bíblia?
Quanto tempo depois do parto posso tomar anticoncepcional?
Quanto custa fazer um furo de agua?
O brasil é banhado por qual oceano?
Quanto custa spotify premium portugal?