A alfabetização se refere especificamente à aprendizagem da leitura e da escrita. Ou seja, ao desenvolvimento das competências básicas que levam uma pessoa a decodificar a língua escrita e ser capaz de entender como ler e escrever palavras, montar frases etc.
Percebemos assim, a importância do “letramento” para o processo de alfabetização, de se alfabetizar numa perspectiva de letramento, ou seja, de se alfabetizar letrando. O QUE É EDUCAÇÃO INFANTIL? O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve ser visto como uma proposta que seja flexível e não obrigatória.
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar de que forma a Alfabetização e o Letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil. Nossos questionamentos giram em torno da necessidade ou não de alfabetizar as crianças na educação infantil e como inserir o letramento nas atividades que são adequadas a essa faixa etária.
Mesmo singelas atividades presentes de modo significativo na educação infantil, consideradas de cunho lúdico como a repetição de parlendas, a brincadeira com frases e versos, trava-línguas, cantigas de roda, memorização de poemas, são considerados importantes passos em direção à alfabetização.
Pensando na relação entre o lúdico e a alfabetização, Zorzi (2003) enfatiza correlação entre consciência fonológica e progresso na aprendizagem da leitura e da escrita.
Quanto custa 1 quilo de carne no Japão?
Quais leguminosas precisam ficar de molho?
Como saber se meu plano tem reembolso?
Para que serve o banho de limão?
Como saber qual a margem de um rio?
Quantos mm de chuva é considerado alto?
Qual a melhor posição para dormir para quem tem escoliose?
Está à procura ou está à procura?
Como tirar manchas de espinhas com arroz?
Quantas palavras têm com a letra E?
Qual é a fonte mais usada no mundo?
Quais as novas regras para renovação da CNH?
Como recusar uma perícia judicial?
Qual melhor probiótico para gases?
Qual a diferença entre shunt e espaço morto?