Relação de Consumo é a aquela na qual existe um consumidor, um fornecedor e um produto/serviço que ligue um ao outro. É requisito objetivo de existência, de modo que, para haver relação de consumo, necessariamente, deve haver, concomitantemente, os três elementos.
a) Elemento subjetivo: a pessoa física ou jurídica; b) Elemento objetivo: a prática do ato de aquisição ou utilização de produtos ou serviços; c) Elemento teleológico: a finalidade de utilização do produto ou serviço na condição de destinatário final.
Consumidor – pessoa física ou jurídica destinatária final do produto ou serviço. Fornecedor – toda pessoa física ou jurídica que produz, monta, cria, constrói, transforma, importa, exporta, distribui ou comercializa produtos ou serviços.
Havendo um fornecedor, um consumidor e um produto fornecido ou serviço prestado por esse fornecedor a esse consumidor, haverá relação de consumo. Havendo relação de consumo aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, não havendo relação de consumo aplica-se o Código Civil.
Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final. A relação de consumo pode ser efetiva ou presumida.
Na relação de trabalho, o tomador dos serviços explora a mão-de-obra do prestador; na relação de consumo, o prestador dos serviços explora uma necessidade do tomador. Essa distinção fundamental deságua na questão da hipossuficiência.
O produto e o serviço são os elementos objetivos da relação de consumo, que sendo identificada é regida pelo CDC. Assim, enfatiza Rizzato Nunes (2012, p.
Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final. A relação de consumo pode ser efetiva ou presumida.
Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único.
Havendo relação de consumo aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, não havendo relação de consumo aplica-se o Código Civil. Crie sua conta gratuita no DN para salvar este material em seus favoritos. Relações de consumo são aquelas nas quais há um consumidor, um fornecedor e um produto que ligue um ao outro.
CDC: os 20 direitos que o consumidor não conhece. O CDC proíbe a publicidade abusiva e o art. 37, § 2° lista algumas modalidades. Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, ...
Conforme dispõe o artigo 3º do Código do Consumidor, fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, pública ou privada, os entes despersonalizados, que colocam produto ou serviço no mercado de consumo com habitualidade. Pessoa física é a pessoa natural, é o ser humano.
Qual a vulnerabilidade do consumidor na relação de consumo? A vulnerabilidade do consumidor consiste na desigualdade deste com o fornecedor. Essa desigualdade é consequência dos monopólios, oligopólios, falta de informação sobre qualidade, preço e outras características tangentes ao produto ou ao serviço.
Quando não aparece o visto por último no Messenger?
Quem são os prestadores de serviços?
Que alimentos contêm bromelina?
Quais são as três formas de industrialização?
Como me tornar um personal shopper?
Como foi o processo de colonização do Peru?
O que vale a pena revender do AliExpress?
Como ocorreu a formação do município de Marabá?
O que é preciso para se tornar um agente do Ibama?
Como fazer impressão em etiquetas adesivas?
Como se tornar um engenheiro perito?
Como imprimir notificação de autuação de Trânsito?
Como Imprimir uma imagem grande em duas folhas A4?
Como surgiram os hinos nacionais?
Como imprimir PDF em etiquetas?
Onde surgiram os primeiros assentamentos humanos?
Como é um caderno personalizado?
Como surgiram os primeiros comerciantes entre os primeiros agrupamentos humanos?