Gene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.
Alguns alelos, formas alternativas de um mesmo gene, causam a morte de seus portadores e, por isso, são chamados de letais. Os alelos letais podem ser completos, quando matam seus portadores antes da idade reprodutiva, ou semiletais, quando os portadores sobrevivem além da idade reprodutiva.
No homem, alguns genes letais provocam a morte do feto. É o caso dos genes para acondroplasia, por exemplo. Trata-se de uma anomalia provocada por gene dominante que, em dose dupla, acarreta a morte do feto, mas em dose simples ocasiona um tipo de nanismo, entre outras alterações.
Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.
O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos. Como todos sabem, existem na nossa espécie indivíduos que possuem sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes para um único gene: IA, IB e i.
Causam a morte antes da idade reprodutiva Diminuem a eficiência fisiológica de maneira temporária ou permanente, sendo fatais em alguns indivíduos.
→ O que são alelos recessivos? Os alelos recessivos diferenciam-se dos alelos dominantes por não serem capazes de expressarem-se em heterozigotos. Esses alelos somente se expressam no fenótipo caso estejam presentes aos pares, ou seja, devem estar em homozigose.
Denominamos de letais completos aqueles genes que matam antes que os indivíduos que os possuem atinjam a idade reprodutiva. Um exemplo é a fibrose cística, uma doença que afeta as glândulas exócrinas, que produzem secreções espessas que impedem o funcionamento adequado do organismo.
Gene que interfere com o desenvolvimento normal de um ser vivo, resultando na sua morte prematura. Os genes letais dominantes provocam a morte dos indivíduos heterozigóticos e homozigóticos dominantes, enquanto que os genes letais recessivos apenas levam à morte os indivíduos homozigóticos recessivos.
O fato de um gene ter mais de dois alelos envolvidos na expressão de um caráter a nível populacional denomina-se alelismo múltiplo. O alelismo múltiplo é responsável pela variabilidade existente entre os indivíduos para determinadas características.
Quanto tempo leva para crescer podocarpo?
Qual madeira é boa para ficar no tempo?
Qual a principal atividade econômica da região Centro-Sul?
Quantas línguas O papa tem que falar?
Como é o processo de produção de sal em uma salina?
São organelas ausentes nas células animais?
Como substituir o descongestionante nasal?
Quais os tipos de xarope antialérgico?
Como apresentar defesa de multa por excesso de velocidade?
Quando incha um lado do rosto o que pode ser?
Como ocorre o funcionamento da proteína p53 na ação antitumoral?
Como recuperar comentário Google Docs?
Do que é feito o planeta terra?
Quem pode fazer o exame de espirometria?