A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno que ocorre quando corpos que se encontram no estado sólido ou cristalino são expostos a uma grande variação de temperatura, de modo que as suas dimensões de comprimento, área ou volume são alteradas.
Cada material apresenta seu próprio coeficiente de dilatação térmica, que pode ser de três tipos distintos: coeficiente de dilatação linear, superficial e volumétrica.
Tipos de dilatação térmica
Dilatação Térmica
Exemplos de dilatação térmica linear Entortamento dos trilhos de trens em decorrência da grande amplitude térmica durante os ciclos do dia e da noite. Por conta desse efeito, utiliza-se a junta de expansão, um pequeno espaço entre duas barras consecutivas.
Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura. De uma maneira geral, os corpos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos, aumentam suas dimensões quando aumentam sua temperatura. Dilatação Térmica dos Sólidos Um...
Primeiramente, vamos ver que existem três tipos de dilatação: Dilatação volumétrica, que ocorre significamente em todas as três dimensões do objeto. Caso a dilatação seja do tipo linear, de uma barra por exemplo, nós vamos usar a seguinte fórmula: é o comprimento inicial.
Assim como todos os casos descritos acima, o dente e os materiais utilizados nas obturações também sofrem dilatação térmica, no entanto eles têm diferentes coeficientes de dilatação, o que significa que um dilata mais que o outro.
Qual laxante tem efeito imediato?
Como é feita a avaliação social do INSS?
Como mudar uma imagem para CMYK?
Qual a maior fábrica de chocolate do Brasil?
Quem é mais forte Loki ou Hulk?
Quais são as necessidades dos consumidores?
Quais os 3 tipos de inbound no marketing?
Quem é o deus nórdico mais forte?
Quanto tempo leva para cicatrizar uma remoção de tatuagem?
Como fazer os novos emojis do iPhone?
Quem financia a ciência no Brasil?
O que caracteriza a educação na idade moderna?