Dia das Bruxas (Halloween) O Dia das Bruxas é uma das celebrações mais marcantes de 31 de outubro. Ainda que seja considerada uma comemoração da cultura norte-americana, o Halloween, como é mais conhecido, se espalhou pelo mundo todo.
Mas, no dia 31, ainda se comemora mais uma data: o Dia Mundial dos Mágicos. Com truques de ilusionismo, habilidades únicas e capacidade de surpreender muitos públicos, os mágicos têm um dia dedicado a eles. A data também foi instituída por uma característica religiosa da Igreja Católica.
Dessa forma, o Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Halloween, tendo também o objetivo de conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do Brasil.
O Dia das Bruxas (ou Halloween) é dia 31 de outubro. A sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as crianças fantasiadas de forma assustadora batem de porta em porta a fim de ganhar doces.
"Aniversário de Satanás" Pe. Javier Luzón, sacerdote e exorcista da Arquidiocese de Madri (Espanha), explicou em entrevista que a celebração do Halloween é “o aniversário de Satanás” e também o começo do ano satânico celebrado pelos druidas vários séculos antes de Cristo.
25 curiosidades que você vai gostar
Halloween no Brasil
Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.
A lenda do saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani. Conta-se que, a princípio, era conhecida no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg. A influência dessa lenda no Sul foi tão grande que ela não ficou reclusa ao Brasil e espalhou-se pelos países vizinhos.
A lenda do Saci surgiu na região Sul e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena. A figura ficou conhecida nacionalmente por influência da obra de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil do Brasil.
De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.
2017 — Carro-bomba explode em um cruzamento lotado de Cabul, perto da embaixada alemã na hora de maior movimento, matando mais de 90 pessoas e ferindo outras 463.
Os brasileiros perceberam a emergência e se movimentaram nas ruas, com amplo apoio da imprensa, de lideranças políticas, das igrejas, do segmento empresarial, de diversos setores da sociedade organizada e das Forças Armadas, interrompendo a escalada conflitiva, resultando no chamado movimento de 31 de março de 1964.
30 de março - terça-feira - feriado municipal. 31 de março - quarta-feira - feriado municipal. 1° de abril - quinta-feira - feriado municipal. 2 de abril - sexta-feira - feriado nacional (Paixão de Cristo)
Segundo a lenda, o espírito era, em vida, um menino negro que cortou a própria perna para fugir da escravidão. Ele usa um capuz vermelho que o permite aparecer e desaparecer de qualquer lugar, e gosta de pregar peças e assustar os outros.
Acredita-se que o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive mais setenta e sete praticando suas travessuras entre os humanos e os animais. Por fim, ao morrer, o Saci torna-se um cogumelo venenoso.
Mas o único meio de controlar um Saci, segundo o mito, é tirando-lhe o gorro e prendendo-o em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho. Só dessa forma se pega um Saci. Uma vez preso e sem o gorro que lhe dá poderes ele fará tudo que for mandado.
As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
Por isso, faz mais sentido que ele tenha só a perna esquerda. O lado esquerdo é sempre associado com o que é sinistro, fraco, maldoso, enquanto o direito é associado ao que é certo”, diz o antropólogo Renato Queiroz, professor da Universidade de São Paulo e autor de uma tese sobre o saci.
O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.
Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro, e seu surgimento remonta ao final do século XVIII, tendo em Monteiro Lobato o responsável por sua fama.
E ele tem uma das mãos furadas por carregar as brasas do cachimbo. 21. Dentro de um redemoinho SEMPRE tem um saci.
CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTO DO SACI-PERERÊ
O COMPORTAMENTO É A MARCA REGISTRADA DESTE PERSONAGEM FOLCLÓRICO. MUITO DIVERTIDO E BRINCALHÃO, O SACI PASSA TODO TEMPO APRONTANDO TRAVESSURAS NA MATAS E NAS CASAS. ASSUSTA VIAJANTES, ESCONDE OBJETOS DOMÉSTICOS, EMITE RUÍDOS, ASSUSTA CAVALOS E BOIS NO PASTO ETC.
Influência no Brasil
Uma prática comum entre os brasileiros, além de festas a fantasia, são maratonas de filmes de terror para dar emoção a data. Alguns canais televisivos preparam programações especiais com filmes na semana do Halloween.
Uma das datas mais esperadas de outubro é a comemoração do Halloween no Brasil, festa em que crianças (também muitos dos adultos) de todo o mundo saem para passear nas ruas usando fantasias autênticas e sinistras para bater nas portas e pedir doces que ficam guardados na tradicional abóbora.
Cuca, Saci, Curupira: conheça personagens do folcore que aparecem em Cidade invisível Boto-cor-de-rosa. Boto-cor-de-rosa Foto: Reprodução. ... Corpo-Seco. Corpo-Seco Foto: Reprodução. ... Cuca. Cuca Foto: Reprodução. ... Curupira. Curupira Foto: Reprodução. ... Iara. Iara Foto: Reprodução. ... Saci-Pererê Saci-Pererê Foto: Reprodução. ... Tutu.
Seus pés virados para trás também enganavam os caçadores, que encontravam suas pegadas e seguiam seus rastros, acabando perdidos na mata, muitas vezes para sempre. Gostou?
Onde dá para ver a aurora austral?
Como produzir composto orgânico em casa?
Qual o tempo máximo de acolhimento institucional?
Quais os benefícios da gestão escolar?
Pode usar 3 pessoa do plural em dissertação?
Qual a atitude de Lima no Peru?
Como calcular folha de pagamento 30 ou 31 dias?
Qual a importância da Microbiologia na estética?
Quando várias coisas ruins acontecem ao mesmo tempo?
O que é micronutrientes e exemplos?
Quanto tempo usar cinta pós criolipólise?
Qual a diferença entre esquema e resumo cite as características de cada um?
Qual é a carga horária de uma secretária?
O que significa cerca de um tiro de pedra?