Os retrovírus são um grupo de vírus de RNA que se replicam para produzir DNA a partir do RNA, usando uma enzima denominada transcriptase reversa. O DNA produzido é então incorporado ao genoma do hospedeiro.
REPLICAÇÃO DO RETROVÍRUS
A replicação dos retrovírus humanos inicia-se com a ligação das espículas da glicoproteína viral ao receptor protéico de superfície. O vírus penetra na célula através da fusão do invólucro com a membrana plasmática, mas outros retrovírus podem penetrar por endocitose mediada por receptores.
A replicação do RNA ocorre no citoplasma e é realizada pela RNA polimerase viral. A fita mais é coberta em todo o seu comprimento por proteínas do nucleocapsídeo à medida que é feita (RNAm não são cobertos com esta proteína, o que poderia interferir na maquinária de tradução de proteínas hospedeiras).
A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
Na replicação os vírus produzem novas cópias de si mesmos dentro das células infectadas. Essa replicação só ocorre dentro de células vivas, pois fora da célula hospedeira, as partículas virais são metabolicamente inativas.
34 curiosidades que você vai gostar
Nessa perspectiva, outras proteínas específicas se ligam à célula hospedeira e, assim, atuam também no desvio para as organelas de replicação onde usarão a maquinaria celular para promover a replicação do genoma viral.
O processo de replicação ocorre nos dois sentidos da fita de DNA. Na replicação, uma cadeia de DNA separa-se, nucleotídeos livres ligam-se nas fitas simples e, assim, duas novas moléculas surgem. As helicases movem-se sobre as fitas de DNA, separando as cadeias.
A reprodução dos vírus de DNA, basicamente ocorre através de dois tipos de ciclos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Contudo, no ciclo lítico a célula hospedeira é destruída, enquanto no ciclo lisogênico o hospedeiro é preservado.
Em termos médicos, a viremia é caracterizada pela presença de partículas virais no sangue. Clinicamente, a viremia é uma condição de extrema preocupação uma vez que quando os vírus estão circulando pelo corpo eles podem atingir virtualmente qualquer órgão ou tecido.
Como voltar a ver Story silenciado?
Qual a chance de Birads 0 ser câncer?
Qual melhor banco Digital 2020?
Quantas seleções participam da Copa do Mundo 2022?
Quantos Levi existem no Brasil?
Por que a carnaúba é chamada de árvore da vida?
O que são substratos orgânicos?
Onde a Pesquisa Operacional pode ser aplicada?
Qual a importância da moda na estatística?
O que quer dizer deslocamento de equilíbrio?
Como calcular 400 horas de estágio?
O que acontece se não declarar criptomoedas?